Como muitos já devem saber, os plugins são, em grande parte, os responsáveis pelo que o WordPress é hoje, o melhor sistema de blogs disponível gratuitamente na Internet.
Plugins são pequenos “aplicativos” que utilizamos para adicionar funcionalidades ao WordPress. Existem plugins para as mais diversas funções que você possa imaginar, porém o uso moderado de plugins é recomendado para que o seu blog não demore uma eternidade para carregar, além é claro, de garantir a “saúde” do servidor para que o mesmo não fique indisponível caso haja um pico de visitação.
Infelizmente quem utiliza a hospedagem gratuita do WordPress.com não poderá utilizar os plugins, que fica limitado somente ao uso de quem paga por uma hospedagem ou que consegue instalar o WordPress em algum host gratuito que não seja específico para o WordPress.
Plugins altamente recomendados
Alguns plugins são altamente recomendados para serem utilizados no seu WordPress. Um dos mais importantes que utilizo é o plugin que gera automaticamente um sitemap em XML de todo o seu blog. Isso faz com que o Google possa indexar com mais precisão o seu conteúdo e, com isso, garantir mais visitas para o seu blog. O nome desse plugin é Google XML Sitemaps.
Plugins que geram um cache para o seu blog também são altamente recomendados pois eles são responsáveis por garantir que seu blog esteja disponível em picos de visitação, que é quando o servidor precisa ser poupado. Irei escrever um artigo mais detalhado sobre os plugins para cache.
Outro plugin bastante interessante para o seu blog é o Democracy, um plugin que gera pequenas enquetes para serem adicionadas no seu blog. O uso do plugin é bastante simples onde basta você gerar uma enquete, copiar o código da enquete e inseri-la dentro de algum post ou página do seu blog.
Existe também o WordPress PDA & iPhone, um plugin que torna qualquer blog em wordpress preparado para ser exibido nas pequenas telas de celulares que tem suporte à navegação web, além de claro, reduzir bastante o consumo da banda retirando imagens e códigos desnecessários que os aparelhos não consigam exibir.
Plugins que devem ser evitados
Não existe uma regra geral para saber quais os plugins mais prejudiciais ao servidor ou ao blog, porém é bom que você tenha bom senso para não instalar, por exemplo, plugins que gerem estatísticas de acesso à posts ou de comentários dos visitantes, pois esse tipo de plugin gera, à cada visita, várias e várias centenas de consultas ao banco de dados, tornando assim o acesso ao seu site bastante prejudicado e fazendo com que o mesmo possa vir a ficar indisponível por conta do tempo de processamento gasto com esses tipos de plugins. Se você precisa de estatísticas do seu site, analise as estatísticas fornecidas em sua empresa de hospedagem que, com certeza, essas estatísticas serão as mais reais possíveis por utilizarem diretamente o log de acesso do servidor. Caso não tenha disponível o um sistema de estatísticas em sua conta de hospedagem, o que eu acho bastante difícil, você pode também criar uma conta gratuita no Google Analytics, que é um serviço do Google responsável por analisar estatísticas completíssimas de acesso à sites. Para instalar o Google Analytics você só precisa inserir um pequeno código no final do seu template do WordPress e o sistema do Google fará o restante do trabalho.
Um último aviso
Como existe uma grande variedade de plugins disponíveis para WordPress é preciso tomar cuidado com a quantidade de plugins que você vai utilizar no seu blog, pois, geralmente alguns desses plugins costumam utilizar bastante processamento do servidor e, eventualmente, seu blog poderá ficar indisponível por conta disso ou até mesmo, ser banido do servidor de hospedagem por utilizar demasiadamente os recursos do sistema, caso esteja utilizando uma hospedagem compartilhada. Outra dica muito importante é sempre fazer o download dos plugins do WordPress diretamente do site oficial do WordPress. Isso garante que várias pessoas já testaram o plugin e que o mesmo não danifica o sistema e nem utiliza-se de suas informações para fins obscuros.
Trackbacks/Pingbacks