wordpress_281_atualizacao

Finalmente foi lançada a versão 2.8.1 do WordPress, então agora é a hora de atualizar o seu blog, certo? Errado, pobre gafanhoto!

Não caia na besteira de atualizar o seu blog sem antes saber se todos os seus plugins já estão prontos para a nova versão do WordPress. Isso se deve ao fato de que muitos plugins demoram para serem atualizados e, durante uma atualização do sistema do seu blog, alguns podem deixar de funcionar e, caso seja um plugin crítico para o funcionamento do seu blog, a m**** tá feita.

Como saber se todos os plugins são compatíveis?

Essa não é uma tarefa das mais simples e/ou agradáveis e é uma parte bem complicada dessa atualização. Primeiramente você deverá verificar na página oficial do seu plugin se ele já é compatível com a versão 2.8.1 do WordPress e, principalmente, se alguém já testou com sucesso este plugin em outros blogs. Geralmente é o próprio desenvolvedor ou a comunidade de apoio que faz estes testes e disponibiliza os resultados publicamente para que todos saibam se os blog já podem ser atualizados corretamente.

Outra maneira um pouco mais dolorosa para fazer essa verificação é você mesmo atualizar um blog, de preferência um blog para testes, e ver se o plugin continua a funcionar corretamente. Caso funcione, não custa nada também você ir até a página do desenvolvedor e fazer a caridade de dizer que testou, não é?

Tenha um plano de contingência

Mesmo que você tenha feito todas as verificações no site do plugin e/ou em um blog de testes é sempre bom você ter um plano de contingência caso algum plugin não funcione corretamente após a atualização. Vou falar aqui mais uma vez sobre alguns procedimentos básicos que você deve serguir ao atualizar o seu WordPress.

  1. Faça o backup dos arquidos do seu blog;
  2. Faça o backup do banco de dados do seu blog;
  3. Exporte o arquivo XML de posts, comentários e categorias;
  4. Mantenha tudo em local seguro.

Caso você não saiba como fazer este backup ou a geração do arquivo XML, dê uma olhadinha neste post e aprenda como se faz esse tipo de coisa.

Se você atualizou o seu blog e deu tudo certo, não custa nada vir até aqui e dizer quais os plugins funcionaram corretamente ou apresentaram problemas após a atualização do seu WordPress.