Se tem um erro que tira o sono de qualquer um que trabalhe com o WordPress é o ERR_TOO_MANY_REDIRECTS porque é um erro que simplesmente não gera nenhum log de erro e debugar o erro é quase um inferno.
Explicando um pouco, a maioria dos sites WordPress funcionam completamente à base de redirecionamentos e isso é uma maravilha no que diz respeito a SEO e vários outros recursos dentro do WordPress. Não dá pra viver sem as URLs amigáveis do WordPress, não é?
Vou deixar aqui algumas possíveis soluções para este problema:
Arquivo .htaccess
Um dos primeiros candidatos a culpado por este erro é o arquivo .htaccess, pois os redirecionamentos do WordPress passam primeiro por este arquivo. Quando o arquivo .htaccess está com algum erro, pode ser que o servidor faça um redirecionamento, que joga para o outro, que joga para o outro e entram em um loop infinito gerando este erro no navegador.
A forma mais fácil de verificar isso é executar o seguinte procedimento:
Acessar o gerenciador de arquivos no painel de controle do hosting ou o FTP, renomear o arquivo .htacess para outro nome qualquer e verificar se o erro persiste.
Caso o erro desapareça, achamos o culpado. Basta ir até as configurações do WordPress, em Links Permanentes e, sem alterar nada, clicar em Salvar. O próprio WordPress recriará o arquivo .htaccess de forma correta fazendo o seu site funcionar novamente.
Se não resolver, vamos para os próximos suspeitos.
Plugins
Os plugins são, sem sombra de dúvidas, o céu e o inferno do WordPress. São o céu quando tudo funciona perfeitamente, mas podem te levar ao inferno quando algo começa a dar errado.
Para debugar os plugins a tarefa é um pouco mais complicada e demorada… recomendo fazer isso sempre via FTP, pois é mais rápido e mais seguro.
Os passos são os seguintes:
- Acessar o FTP;
- Ir até a pasta wp-content/plugins;
- Fazer o download de TODOS os plugins;
- Apagar o primeiro;
- Conferir se o site voltou a funcionar.
Se o site voltou a funcionar, achamos o culpado. Caso não volte a funcionar, faça o upload do plugin apagado para o servidor novamente e passe para o próximo, repetindo os passos 4 e 5 até encontrar o plugin causador do problema.
Depois de esgotar todos os plugins, a coisa fica um pouco mais complicada, mas ainda há solução!
CloudFlare
Por incrível que pareça, a última vez que encontrei o erro ERR_TOO_MANY_REDIRECTS no WordPress, a culpa era do CloudFlare e o motivo é mais simples do que se possa imaginar.
Há algum tempo o CloudFlare adicionou a opção de fornecer um certificado SSL próprio para validar os sites que utilizam sua estrutura. Acontece que, quase ao mesmo tempo, grande parte das empresas de hosting também começaram a fornecer certificados SSL grátis, porém, a maioria das pessoas ainda não utilizam esse certificado. Quando você finalmente resolve passar o seu site para SSL fazendo a configuração no hosting e no seu WordPress, os dois certificados acabam entrando em conflito pois, por padrão, o CloudFlare identifica que o seu site NÃO utiliza um certificado SSL e tenta sempre usar o certificado próprio (do CloudFlare) e acessando o seu site via HTTP (sem S). A confusão está armada!
Você tenta acessar o site via HTTPS, o CloudFlare coloca o certificado próprio na frente, mas tenta acessar o seu site via HTTP e caso o WordPress já esteja configurado corretamente, vai te redirecionar para HTTPS e assim o seu hosting fica “brigando” com o CloudFlare, cada um em sua própria razão.
Como corrigir?
Basta acessar o CloudFlare, ir até as configurações SSL/TLS, Visão Geral e marcar a opção “Completo (estrito)”, conforme imagem abaixo:
Depois de clicar nesta opção, basta aguardar cerca de 30 segundos e tentar acessar o seu site novamente.
Se depois de todas essas tentativas o seu site ainda não voltou a funcionar corretamente, o problema é um pouco mais complicado e você precisará de ajuda profissional para resolver o problema.
Deixo aqui a dica do Dr. Press para a resolução de quaisquer problemas no seu WordPress. Entre em contato 😉