Isso não é uma sugestão. Estamos no final do ano de 2010 e, neste último ano os acessos mobile evoluíram de tal forma que hoje em dia não é mais opcional que você disponibilize uma versão mobile do seu conteúdo.
Durante muito tempo os navegadores desktop reinaram absolutos no que se refere a navegação web, porém hoje isso está mudando muito rápido e, disponibilizar qualquer conteúdo na Internet sem que exista uma versão otimizada para dispositivos móveis é um fator que pode definir se o seu conteúdo será visto ou não.
Com o advento do Twitter e, principalmente, com o avanço dos Smartphones é muito comum hoje em dia as pessoas acessarem a Internet através de aparelhos com telas reduzidas, através de uma conexão 3G e, acredite, até mesmo conexões EDGE que possuem a velocidade de um acesso discado. Em ambos os tipos de conexão é bem comum a prática de cobrança por dados trafegados, o que faz com que o acesso ao seu blog seja caro para algumas pessoas e, venhamos e convenhamos, ninguém vai querer pagar um absurdo por uma conexão pra ver propagandas e até mesmo uma página completamente desconfigurada ou mesmo ilegível. Existem casos em que o site é completamente baixado mas o aparelho não consegue exibir o conteúdo fazendo com que o navegador seja fechado automaticamente após o carregamento do site. E lá se foram seus preciosos Megabytes de uma caríssima conexão desperdiçados.
Eu mesmo já deixei de ler muito conteúdo porque às vezes utilizo o Twitter via celular e, ao tentar abrir algum link, o navegador do celular carrega cerca de 2Mb de dados e simplesmente fecha ao finalizar o carregamento. Não existe a opção de mudar o navegador padrão para o Opera Mini, que é infinitamente melhor para carregar os sites desprovidos de versão mobile.
Essa tal versão mobile é mesmo necessária?
Segundo dados do site NetMarketShare, de Janeiro de 2009 à Setembro de 2010 os acessos mobile à web aumentaram de 0,59% para 2,81%. Veja aqui o gráfico.
É claro que esses dados são mundiais, desconheço esse tipo de estatística voltada exclusivamente para o Brasil, mas só para questões de comparação, o InfoDicas recebe hoje cerca de 10% do total de acesso através de dispositivos móveis. O meu site não é dos grandes e não serve de referência pra muita coisa, porém, ao meu ver, é um número bastante expressivo se aplicado à um grande portal ou site de notícias.
E então, é mesmo necessária essa tal versão mobile?
Mas o que é essa tal versão mobile?
Uma versão mobile de um site é uma versão onde o destaque é o conteúdo e tudo que não for conteúdo é descartado ou minimizado para que:
- Seja leve para carregar;
- Não consuma muitos recursos do aparelho;
- Não consuma banda excessiva;
- Não carregue informações desnecessárias;
- Seja compatível com a maioria dos navegadores para dispositivos móveis.
Existem duas questões fundamentais nessa listinha que fiz e, a principal dela, ao meu ver, é simplesmente o acesso ao site. Tente ficar no Twitter por algumas horas recebendo links que parecem interessantes e, ao tentar abrir esses links, veja o seu navegador sendo fechado sumariamente sem qualquer motivo aparente ou então espere o seu celular carregar 2 Mb de dados (se a conexão for ruim então, isso vai levar uma eternidade, acredite) para, no final, descobrir que você abriu uma página com um “Clique aqui para ler a matéria completa” e então você lembra que para ler a matéria completa precisará descarregar mais um monte de lixo e, talvez, esperar mais uma eternidade. Esse calvário faz com que qualquer conteúdo deixe de ser interessante, isso quando ele não o é por sí só.
E como eu faço pra disponibilizar uma versão mobile do meu blog?
Se você utiliza o WordPress como plataforma para o seu blog essa tarefa é muito fácil, basta instalar algum plugin mobile para que o seu blog possua duas versões, uma versão desktop e uma versão mobile, onde, como já dito antes, a prioridade é o conteúdo e, consequentemente, somem as propagandas e imagens que não fazem parte do conteúdo principal.
Eis aqui uma listinha com alguns plugins disponíveis para que você possa disponibilizar o conteúdo do seu blog WordPress em versão mobile:
WordPress Mobile Pack – Esse eu recomendo fortemente;
WordPress PDA & IPhone – Não recebe atualizações há mais de 1 ano;
Vou focar aqui no WordPress Mobile Pack pois é o que estou utilizando atualmente e possui uma grande vantagem em relação aos outros plugins: tem integração perfeita com o Hyper Cache, o melhor plugin para fazer cache que eu conheço. Além do mais, o Wodpress Mobile Pack possui integração com o site PercentMobile para gerar estatísticas de uso do seu site gratuitamente (versão starter).
A instalação do WordPress Mobile Pack é bastante simples e você só precisa fazer a integração com o site PercentMobile se desejar. Se você não quer ou não precisa de estatísticas de uso mobile, basta instala-lo e ser feliz.
Meu blog/site não utiliza o WordPress. Como faço?
Conforme expliquei neste artigo de Janeiro de 2009, você pode utilizar o MoFuse para gerar uma versão mobile do seu site ou blog, porém como deixei de utiliza-lo há muito tempo não posso dar informações concretas sobre como ele está hoje.
Gostaria que vocês, leitores, dessem outras sugestões de sites ou qualquer outro meio para transformar blogs do blogger ou qualquer outra plataforma em mobile friendly, se possível, enviem também sugestões para quem possui um site simples.
Cara, excelente post. Vou dar uma olhada, pra colocar no blog da minha filha.
Parabéns pelo post, Gui!
É patrão, bem que eu tento.. Mas a versão mobile não quer funcionar!!! Hauahauahauah vou conferir mais do teu belo trabalho aqui cara!!! Abração