Se tem um recurso que ajuda bastante na popularização de um blog ou qualquer outro site é seu Feed RSS e se ele estiver quebrado muitos podem ficar sem as atualizações do seu blog, seja em programas leitores de feed ou mesmo no através do Google Reader, o que não é nada bom para o seu blog.
Outro dia percebi que a visitação de um dos meus blogs havia caído bastante e a causa era justamente o Feed RSS que, de uma hora pra outra, entrou numas de não funcionar mais. A única coisa que eu havia feito no blog foi uma atualização para a versão mais recente no WordPress e, diga-se de passagem, essas atualizações do WordPress andam me rendendo uma boa dor de cabeça, mas isso é assunto para outro post.
A minha primeira reação foi verificar os arquivos do WordPress, baixei todo o “core” do WordPress e fui verificando arquivo por arquivo mas não consegui encontrar a solução para o problema, pois tudo parecia estar certo, mas o erro estava lá, persistente e a soberano.
Quando eu abria o feed via Chrome, aparecia a seguinte mensagem:
Ao visualizar o código fonte do Feed, notei que havia uma linha em branco no início do documento e era essa a causa do problema, pois a declaração XML deve ficar obrigatoriamente no início do documento e não na segunda linha. Revisei então os arquivos que geram o feed do WordPress mas tudo parecia estar Ok por ali e não conseguia encontrar o problema de forma alguma.
Felizmente o repositório do WordPress é generoso e lá encontrei a solução para o meu problema, um plugin chamado Fix Rss Feeds, que serve exatamente para corrigir esse problema. Ao que parece o problema já era conhecido e sabe-se lá porque cargas d’agua não foi corrigido ainda ou por qual motivo ainda não existe uma solução explícita no Codex do WordPress.
Pois bem, após instalar o plugin ele cria um submenu chamado “Fix Rss Feed” no menu “Configurações” do WordPress. Ao acessar esse submenu aparece em destaque a seguinte frase:
Before fix feed error, you must to set writable permission to /caminhoparaoseublog/wp-blog-header.php file, otherwise will no success!
Isso significa que o arquivo wp-blog-header.php deve ter permissões de escrita para que o plugin funcione normalmente e, caso não tenha as permissões de escrita o plugin nada poderá fazer. Para dar permissões de escrita, basta você acessar o FTP do seu blog e modificar a permissão do arquivo para 644, essa permissão significa que o arquivo poderá ser ligo e gravado pelo proprietário e somente lido pelos demais usuários.
Depois de dar a devida permissão para o arquivo wp-blog-header.php, basta você escolher se quer doar U$ 4.99 para o desenvolvedor do plugin via Paypal ou, caso não queira fazer a doação, basta marcar a opção “None” e clicar no botão “Fix WordPress feed error”. Após clicar no botão o seu feed rss voltará a funcionar normalmente.
Caso você note que algo de errado aconteceu com o restante do seu blog, existe a opção de restaurar o backup que o plugin cria automaticamente do seu arquivo original clicando no botão “Restore Fix”.
Após corrigir o erro você pode desinstalar o plugin que o seu feed não será mais afetado.
Olá,
Gostaria de saber se existe algum leitor de feed para posts ou páginas no WordPress.
Tenho um site de futebol e gostaria de alimentar com informações de grandes portais, porem quando insiro o scripts rss desses site fica desconfigurado, não exibe imagens e acaba exibindo o código html.
Se possível algo que consigo ler o xml, inseri alguns porem na barra lateral, no post e na pagina não consigo.
Grato e fico no aguardo!
Edson
CARA VALEW MESMO PELO POST, FOI DE EXTREMA UTILIDADE.
SUCESSO ,,/
Muito bom! Resolveu meu problema. Abs,
Olá.
Estava com um problema semelhante e o FeedBurner nem estava recebendo mais os últimos posts e dando erros no código, assim como o Feed padrão do site. Consegui reduzindo a exibição de posts no Feed. Voltou ao normal.
Realmente o Feedburner tem como padrão o tamanho máximo de um feed em 512Kb e, caso o seu feed tenha textos muito extensos ou exiba muitos posts, o Feedburner acaba por ignorar o feed até que você reduza o tamanho dos seu feed nas configurações do WordPress.