Não estou aqui me referindo aos arquivos padrão do WordPress mas sim aos arquivos gerados “aleatóriamente” e que acabam consumindo bastante espaço dentro do diretório do WordPress. Geralmente estes arquivos tem o nome de core + algum número. Ex.: core9283
Estes arquivos são despejos de memória (dump) do servidor onde o seu WordPress está instalado e não tem qualquer relação com o WordPress em si, mas vários fatores podem causar o surgimento destes arquivos ao ponto do seu servidor ficar entupido com estes arquivos ao ponto de o seu site sair do ar por consumo excessivo de espaço ou até mesmo fazer você pagar uma bela multa ao seu hosting por estar consumindo espaço além do contratado.
Bem, como eu já disse, o surgimento destes arquivos não estão ligados diretamente ao WordPress, mas sim a algum erro de execução dos softwares onde o WordPress trabalha, como o Apache, como servidor web ou o MySQL, servidor de banco de dados. Logo, qualquer aplicação que utilize estes serviços podem gerar esse tipo de arquivo e isso geralmente é ligado ao fato de algum problema na programação do aplicativo.
No caso do WordPress nós podemos descartar qualquer erro de programação diretamente no WordPress mas o que devemos levar em consideração no caso do surgimento destes arquivos é que o WordPress possui vários e vários plugins e muitos ainda estão em fase Alpha ou Beta de desenvolvimento e em vários casos, os plugins sequer foram testados da forma correta, por isso é tão importante utilizar apenas plugins em suas versões estáveis (acima da versão 1.0) e, principalmente, plugins de desenvolvedores conhecidos que geralmente são mais cuidadosos ao programar algum plugin para o WordPress. Seguindo essa linha de raciocínio, é de fundamental importância visitar o fórum de suporte ao plugin para saber se as pessoas não estão reclamando de problemas ao utilizar o plugin e, ainda melhor, ver o feedback das pessoas que estão utilizando o plugin que você deseja instalar.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o tema utilizado pelo WordPress pois, querendo ou não, o desenvolvimento de alguns temas dependem também de conhecimentos de programação e o tema, caso não seja bem desenvolvido, pode trazer vários problemas ao seu blog e, principalmente, para o servidor onde o seu blog está instalado, causando lentidão no sistema ou até mesmo instabilidade entre os serviços de suporte ao WordPress (Apache e MySQL).
Partindo agora para o outro lado da história, existem outros fatores que devem ser analizados caso apareçam arquivos “core*” em seu WordPress ou em qualquer aplicação que utilize um servidor. Como eu disse, arquivos “core” são arquivos que representam um despejo de memória do servidor que, por algum motivo, deixou de funcionar corretamente e gerou este arquivo como uma forma de debug para que os administradores do sistema possam saber o que causou a falha no serviço. Estes arquivos trazem informações importantes para os administradores de sistema pois trazem com ele todo um detalhamento do erro que gerou a falha e, principalmente, como aconteceu este erro. Caso o servidor que você administre um servidor e, neste servidor esteja aparecendo arquivos “core*” aleatoriamente, é bom você analizar direitinho estes arquivos para saber o que pode estar causando essas falhas em seus serviços.
Falhas no hardware também são responsáveis pela aparição de arquivos “core*”, logo, fique muito atento à estes arquivos, pois ele pode indicar que alguma coisa no hardware do seu servidor não está bem.
O que fazer com os arquivos “core*”?
Caso você seja um administrador de sistema, é bom que você abra estes arquivos para analizar o seu conteúdo afim de descobrir o que gerou este erro em seu servidor.
Caso você não seja o administrador do seu servidor, entre em contato imediatamente com o administrador do sistema e informe a ele sobre a aparição deste arquivo pois desta forma você estará ajudando a manter a boa “saúde” do servidor onde o seu blog ou página está hospedado.
Ah, você também pode apagar o arquivo do “core*” e fingir que nada aconteceu. Eu não recomendo que você faça isso pois caso seja o seu blog ou página o causador deste problema, você está correndo sérios riscos de:
- Perder todo o conteúdo do seu blog por conta de uma falha geral no servidor;
- Ter problemas com o seu site ou blog;
- Ser expulso do servidor por estar utilizando algum plugin, tema ou script que prejudica o bom funcionamento do servidor.
Logo, seja camarada e notifique o administrador do sistema sobre o surgimento destes arquivos o mais rápido possível.
Trackbacks/Pingbacks