Hoje ao tentar acessar meu blog a coisa mais parecia um bom e velho caramujo (ou caracol) e demorou cerca de 2 minutos para abrir a página principal. Quase infartei aqui pensando que fosse instabilidade no servidor, então resolvi acessar a página administrativa para desativar alguns plugins e “puf”, abria como mágica, nem parecia a minha boa velha conexão da Brasil Telecom. Resolvi então dar uma olhada nos outros sites e blogs que tenho hospedados no mesmo servidor. Tudo funcionando na mais perfeita harmonia.
Voltei então à esse blog que me parecia ser o único a apresentar o problema de lentidão exagerada e prestei um pouco de atenção à barra de status do Firefox e pude então constatar que a mensagem era “conectando-se à www.via6.com…” e não saia dessa mensagem por um bom tempo e, quando saia, aparecia a irmã dela, “Aguardando resposta de www.via6.com…”. Comecei então a ficar encafifado, o que diabos meu blog estava buscando na Via6? Foi então que, ao acessar a área administrativa, na parte de plugins, lembrei que eu havia instalado, há bilhões de anos, o plugin de ações externas da Via6. E era esse tal danado que me atrasava a vida ao carregar o blog. Aposto como muita gente deixou de visitar meu blog ou mesmo ficou com “preguiça” de abrir outras páginas dentro dele justamente por causa da demora que esse plugin apresentava para se conectar à Via6, pegar algum dado e apresentar a resposta para o navegador.
Removi o plugin, limpei o cache e, mais uma vez, o bom e velho “puf!”. A página abre novamente como mágica, tudo bem rapidinho e sem enrolação!
A Lição
Não fique entupindo seu WordPress com plugins que executam ações externas ou que fazem a busca de dados em outros servidores pois quando os servidores que enviam os dados para o blog estão com algum problema, automaticamente o seu blog também estará e certamente você irá perder visitantes por conta disso, afinal, quem é que espera 2 minutos esperando uma página carregar? Acho que só o infeliz dono do site “estragado” mesmo.
Eu já havia dito e vou repetir: Os plugins trazem muitas ótimas funcionalidades para o WordPress, mas alguns podem arruinar o seu blog e, certamente, o excesso deles é quase um suicídio digital!