Desde que decidi que não teria mais patrão e comecei a trabalhar por conta própria como Freelancer, o que mais me gerou dores de cabeça foi justamente a melhor parte da história: receber o pagamento pelos serviços prestados.
Hoje utilizo algumas ferramentas para receber os pagamentos de meus clientes e vou falar aqui sobre as minhas impressões sobre cada uma das ferramentas que utilizo e/ou utilizei.
Em primeiro lugar na minha lista, está a F2b que, se não me engano, foi a primeira empresa no Brasil a atuar nessa área. Já trabalho há quase 5 anos com a F2b e, em meu minha humilde opinião, é a empresa mais respeitável para receber pagamentos online. Nunca tive qualquer problema com a F2b. A empresa sempre cumpriu rigorosamente seus prazos e sempre mostrou de forma bem clara quais seriam as taxas praticadas.
Após a F2b (muito tempo depois) apareceu a BRpay que depois foi comprada pela UOL e virou PagSeguro. No início tive alguns problemas com a BRpay, principalmente no que se referia à prazos. Cheguei a esperar 2 meses para que fosse transferido dinheiro da minha conta virtual para a minha conta “de verdade” mas no final deu tudo certo. Depois que a BRpay foi adquirida pela UOL e virou PagSeguro não tive mais quaisquer problemas com eles, embora algumas pessoas ainda relatem atraso no envio de dinheiro para as suas contas “de verdade”.
Mais ou menos junto com a BRpay tomei conhecimento do Sendep. Pra mim, o Sendep foi uma decepção total. Primeiro porque o site deles me pareceu bastante amador e algumas partes do site simplesmente não funcionavam. Depois eles prometeram trabalhar com envio de dinheiro para o Paypal mas infelizmente até hoje isso não se contretizou. Depois tive problemas com a transferência do meu dinheiro do Sendep para a minha conta “de verdade”. Resultado: deixei de trabalhar com o Sendep e, até que me provem o contrário, continuo a recomendar que as pessoas fiquem bem longe deles.
Hoje tomei conhecimento do PagamentoDigital. A empresa até parece séria, tem um site bastante informativo e algumas empresas já estão trabalhando com eles. Até o momento não possuo qualquer experiência com o PagamentoDigital mas assim que tiver algo para falar em relação ao funcionamento do sistema e/ou sobre a idoneidade da empresa, postarei aqui nesse blog.
No exterior exite o imbatível Paypal que é reconhecida internacionamente como uma empresa séria e cujo único problema relatado é o bloqueio de contas não-verificadas de estrangeiros. Eu já não posso dizer muito em relação ao bloqueio de contas pois trabalho com eles desde 2004 e nunca tive a minha conta bloqueada.
Todas as ferramentas citadas acima funcionam de forma bastante parecida: basta abrir uma “conta corrente virtual”, geralmente grátis, e já sair utilizando o sistema tanto para pagamentos como para recebimentos. Nenhuma das ferramentas acima exigem taxas de manuteção e trabalham com as seguintes formas de pagamento: boleto bancário, cartões de crédito nacionais e internacionais e transferência online. Geralmente oferecem ferramentas para integração ao site e módulos prontos para os sistemas de comércio eletrônico mais populares.
Minha recomendação apesar de todas as empresas citadas continua sendo a F2b por eu já trabalhar há muito mais tempo e já ter certeza da idoneidade da empresa e da qualidade do atendimento tanto da área comercial quanto da área técnica.
Links para acesso aos sites citados:
- F2b – http://www.f2b.com.br
- PagamentoDigital – http://www.pagamentodigital.com.br
- PagSeguro – http://www.pagseguro.com.br
- Sendep – http://www.sendep.com.br
- Paypal – http://www.paypal.com
Estou integrando as formas de pagamento em um site do meu clicnte.
Pesquisei os sites: pagseguro, pagamento digital e F2b.
O pagseguro tem limitações em relaçao a quantidade de produtos por pedido.No máximo 25 itens.
Já o Pagamento Digital, é bastante simples a integração, porém encontrei erros…Quando o usuário vai pagar com boleto, só consegui imprimir uma vez, pois o link que eles enviam por e-mail está com erro.
A F2B, não terminei de implantar , porém de início , observo que eles tem um nível de seguraça nas transações bem melhor que o Pagamento Digital.
Achei um pouco complicado a implantaçao dos meios de pagamentos.
Acho que é necessário observar vários itens, antes de utilizar os meios de pagamento. Se a empresa que oferece a solução pode te dar um suporte, atravéz de chat, telefone, e-mail.Se existe responsabilidades dessas empresas, taxas cobradas.
Efetue uma pesquisas, procure saber opiniões de outras pessoas, procure na internet, em foruns….
11/06/08
Olá Maria Amélia,
Eu também encontrei erros no PagamentoDigital e por isso deixei de utiliza-lo. Já o PagSeguro está me agradando no momento. Já a F2b, que sempre utilizei e recomendo fortemente, está me decepcionando um pouco por conta das taxas cobradas por eles. Eu mesmo trabalho com serviço de hospedagem de sites e tenho planos de 10,90 mensais. Cada boleto pago via F2b é cobrado R$ 3,49 e esse valor não pode mais ser repassado ao cliente, tornando esse custo inviável para o meu tipo de negócio, mas volto a afirmar que a F2b ainda é a melhor opção para quem não tem esse tipo de barreiras como eu tive (preço por boleto).
Parabéns pelo post, Guilherme, estou iniciando negócios online e por enquanto só utilizei o pagseguro, porém com eles já tive problemas com prazos de saque, aí achei seu post procurando novas opções no google. Verificando os nomes acimas encontrei este blog –
http://sendep.blogspot.com
– de pessoas lesadas pelo sendep. Pelo jeito o site deles não existe mais e os donos estão respondendo por estelionato. Quanto aos demais, irei testar, valeu pelas dicas!
Olá
Além do F2B tem o GerenciaNet. Estou trabalhando com o GerenciaNet a um bom tempo e nunca tive problemas. As taxas deles tb sao melhores em relacao ao F2B.
O bom do F2B e do GerenciaNet é que consigo enviar boletos impressos em datas predeterminadas para meus clientes, ou seja, é um sistema de cobrança semelhante aos dos bancos, diferente do pagseguro e dos demais, que apenas cobrancas online podem ser enviadas.
Fica ai a dica.
Eu só conhecia o PagSeguro e o Paypall. Trabalho com os dois, mais com o PagSeguro….posso dizer que para mim funciona nota “7”. o atendimento deles é ruim e sempre reprovam vendas acima de R$ 200,00 (a não ser que seja já um usuário cadastrado e com histórico)…enfim, resolve…….garanto que é muito melhor do que lidar diretamente com as operadoras e assumir o risco de fraude nos cartões.