dinheiro2

Se você chegou até aqui com a intenção de encontrar uma fórmula mágica que lhe ajude a ganhar dinheiro na Internet sem precisar fazer nada, pode procurar outro artigo para ler pois o que vou falar aqui você certamente já sabe mas não quer colocar em prática talvez por medo ou por pura preguiça.

Desde quando houve o boom da Internet, por volta de 1996, milhares de pessoas no mundo inteiro começaram a procurar uma forma de ganhar dinheiro através da Internet e, de fato, muitas delas conseguiram. O que acontece é que a grande maioria das pessoas que tentaram ganhar dinheiro na Internet e não conseguiram, tentaram da forma errada, tentando aplicar no mundo virtual uma fórmula que nunca deu certo no mundo real.

Muitos até hoje acham que basta colocar um blog na Internet de qualquer jeito, enche-lo de propaganda que o dinheiro cairá do céu, como água em dia de dilúvio, no colo do criador do blog. Infelizmente as coisas não são tão fáceis e simples desse jeito. Toda e qualquer forma de ganhar dinheiro, na Internet e fora dela, exige planejamento e muito trabalho.

Como começar

A primeira regra, que você já deve ter ouvido por aí em pelomenos uns duzentos sites que tratam a Internet como coisa séria, é que para ganhar dinheiro com um blog na Internet você precisa de conteúdo de qualidade e exclusivo. Isso é fato. Sem um conteúdo de qualidade você não terá visitantes e sem os visitantes para o blog, você não terá de onde tirar esse dinheiro. Mas digamos que você já tenha o seu conteúdo todo na cabeça e que o seu desespero por colocar esse conteúdo no ar acabe por te levar a colocar no ar um blog feio, mal feito e extremamente difícil de navegar ou até mesmo de ser encontrado pelos buscadores. É aí que entra a parte do planejamento pois antes de colocar um blog no ar você já deve ter planejado absolutamente tudo, desde o conteúdo e suas possíveis divisões e subdivisões e, principalmente, a interface do blog. Não adianta nada você ter um blog que ninguém consegue encontrar o seu conteúdo ou que a interface seja tão feia e desagradável ao ponto de espantar qualquer leitor, por mais interessado que ele esteja no conteúdo que você produziu. Antes mesmo de ter o seu blog no ar é preciso que, na fase de planejamento, você trace as metas a serem cumpridas por você para que tudo saia de acordo com o que você quer, ou seja, ganhar o seu tão sonhado dinheiro. Se você vai criar um blog, qual será o “mote” desse blog? Qual será o seu público alvo? O que você vai fazer para cativar o seu público afim de te-los sempre voltando ao seu blog? Quais as suas metas a serem atingidas nas postagens do seu blog? Qual será o seu ritmo de trabalho, ou seja, qual será a frequência das suas postagens nesse blog? Recomendo que você dê uma passada no Blosque, um site repleto de dicas para quem entra numas de ser blogueiro de sucesso.

Não estou dizendo aqui que é impossível viver da Internet, até porque eu vivo de Internet há bastante tempo (não necessariamente de blogs) mas eu digo a todos vocês: É preciso trabalhar. Sentar o bundão na cadeira e, se for preciso, virar a noite trabalhando, escrevendo, pesquisando ou fazendo qualquer coisa que vá agregar algum valor à você ou ao seu site ou blog.

Organização é fundamental

À partir do momento em que você resolve “ganhar dinheiro com Internet”, certamente você também decidiu trabalhar em casa, o que para muitos é um verdadeiro caos pois quando começamos a trabalhar em casa a primeira coisa que vem à cabeça é “não tenho horários e não tenho patrão” e é aí que começa o engano do cidadão pois mesmo trabalhando em casa ele vai ter que fazer horários para trabalhar, para pesquisar, para se divertir e, pasmem, até para namorar. Outro ponto complicadíssimo para quem trabalha em casa é saber separar as coisas, ou seja, o que é trabalho e o que não é trabalho. Se você resolve que vai trabalhar durante quatro horas por dia e que depois dessas quatro horas você vai tirar mais uma ou duas horas para pesquisar e aprimorar os seus conhecimentos, seja em qual área for. Nem pense em abrir o Counter Strike ou o The Sims nesse intervalo de tempo. Resista à tentação de estar em frente ao seu computador e não abrir o seu joguinho favorito.

Se você não tem muita noção de organização tanto de tempo quanto de espaço físico, recomendo que você dê uma lida no site Efetividade.net, que é um site voltado justamente para aqueles que trabalham no esquema de “home office”, ou seja, que trabalham em casa.

Os seus estudos não estão concluídos

Essa afirmação é o pesadelo de qualquer recém formado mas é a mais pura verdade. Se você deseja ser um bom profissional em qualquer área, trabalhando em casa ou não, você precisa estudar e se atualizar sempre. As pessoas que desejam trabalhar com tecnologia então devem estudar o dobro pois a tecnologia evolui à uma velocidade que se você não acompanhar de perto os acontecimentos, certamente terá que pagar bem mais caro para pegar as coisas mais tarde, isso e o mercado não te expulsar antes.

Esteja sempre atento às novas tendências, às mudanças e, principalmente, esteja sempre por dentro do assunto que você publica. Não há nada mais desagradável do que publicar uma notícia do semestre passado como se fosse a maior novidade do momento. Esse tipo de erro é imperdoável.

Ainda não entendeu?

Blogar = Trabalhar

Quer que eu desenhe ou você já conseguiu interligar as duas coisas? Pode parecer estranho para muitos, mas se você quer ser um blogueiro de verdade e sobreviver disso, prepare-se para encarar a tarefa de blogar como um trabalho, ou melhor, como um emprego qualquer, onde você tem milhares de chefes que estão de olho no seu trabalho todos os dias e prontos para fazerem os comentários mais broxantes do mundo enquanto você espera receber somente elogios.

Aquela vaguinha de office-boy tá começando a despertar o seu interesse, não?