Qualidade de voz nas ligações VoIP
Como eu disse anteriormente, a qualidade de voz está ligada diretamente ao tipo de CODEC utilizado pela sua prestadora de serviços e o seu aparelho ATA ou software no computador. Acontece que existem também outros fatores muito importantes para que você tenha uma boa qualidade de ligação utilizando o seu VoIP:
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Latência ou Jitter: é o atraso em relação à entrega dos pacotes de voz enviados ou recebidos por você durante uma ligação. Quando você tem uma latência muito grande podem ocorrer vários problemas como atraso na voz (você fala e a pessoa demora a ouvir o que você falou) ou pequenos cortes na ligação, gerando uma voz picotada e, muitas vezes, difícil de entender.
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Disponibilidade de banda: A disponibilidade de banda pode ser traduzida aqui como a velocidade da sua Internet e a disponibilidade da rede em trafegar os seus pacotes de voz até o destino. Isso significa que não adianta nada você ter uma conexão de 10Mbits se você está fazendo o download de vários arquivos ou até mesmo jogando online com alguém. A sua rede vai ficar congestionada e novamente você vai ter problemas relacionados à latência em sua conexão. Geralmente recomenda-se que, caso você utilize o VoIP profissionalmente, disponha de uma conexão de Internet dedicada a este serviço.
Recomenda-se a utilização de provedores nacionais para o serviço de VoIP por vários motivos que vão desde os motivos legais até os motivos técnicos ligados à latência da conexão. Vamos nos apegar aqui apenas aos motivos técnicos. Se você tem um servidor nacional lhe provendo a sua estrutura de VoIP, logicamente a sua conexão com este provedor será bem mais rápida do que alguém que esteja utilizando serviços Internacionais, isso é explicado devido ao tráfego entre a sua conexão e o servidor que irá gerenciar a sua ligação. Quando utilizamos um servidor estrangeiro, significa que iremos disputar a Internet com grande parte da saída e entrada de dados do país Inteiro o que certamente irá deixar a sua conexão com o servidor VoIP bem mais lenta do que utilizando um serviço nacional.
Existe um teste bastante simples para verificar a latência entre a sua rede interna e a rede do provedor que lhe fornece os serviços de VoIP: basta abrir o prompt de comando e disparar um PING contra o endereço do seu servidor VoIP. Vamos aos passos:
- Clique em Iniciar e vá até a caixa “Executar”;
- Escreva “cmd” sem aspas e clique em OK;
- Aparecerá o prompt de comando do MS-DOS, então digite sem aspas “ping endereçodoseuservidor” onde você deverá substituir “endereçodoseuservidor” pelo endereço de conexão do seu provedor VoIP.
A resposta que você terá será parecida com essa:
Disparando contra seuprovedor.com.br [XXX.XXX.XXX.XXX] com 32 bytes de dados:
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=72ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=73ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=73ms TTL=57
Resposta de XXX.XXX.XXX.XXX: bytes=32 tempo=109ms TTL=57Estatísticas do Ping para XXX.XXX.XXX.XXX:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 72ms, Máximo = 109ms, Média = 81ms
Deixei em negrito a parte que importa aqui para nós, que no caso é o tempo de resposta entre a sua conexão e o servidor do seu provedor de serviços VoIP. Para uma boa qualidade nas ligações é recomendável que este tempo médio de resposta esteja sempre abaixo de 100ms, caso contrário você poderá ter problemas de atraso na voz ou até mesmo problemas para ouvir a fala do seu interlocutor.
Caso você esteja utilizando um aparelho ATA é bom verificar se o mesmo possui controle de QoS (Quality of Service). Caso o seu aparelho ATA possua esse controle de QoS ele mesmo irá gerenciar a conexão da sua rede para que a sua ligação VoIP esteja sempre operando no maior padrão de qualidade possível dentro da sua rede. Trocando em miúdos, significa que se o seu ATA possui esse controle, ao iniciar uma chamada utilizando o VoIP e a sua rede esteja, por algum motivo, com um tráfego muito grande, os pacotes de dados do VoIP são priorizados. É como se o tráfego de dados da sua rede ficasse em segundo plano e o VoIP fosse priorizado acima de tudo. Esse recurso é muito útil principalmente em redes compartilhadas como escritórios e casas com vários computadores.
Espero que todos tenham gostado deste artigo e, caso tenham algo a complementar, sintam-se a vontade para deixar suas contribuições nos comentários. Toda contribuição será bem vinda.
Boa noite camarada
Me ajude, meu caso é o seguinte, trabalho embarcado em plataforma de petroleo, aqui posso trazer o notebook e conectá-lo a internet discada. Com isso conseguirei utilizar estes serviços de VOIP??
Se vc tiver alguma dica de fazer interubano a partir de fixo de forma mais barata agradeço, aqui posso ligar para a cidade de macaé/RJ sem restrições.
Preciso para efetuar ligações para casa e gasto muito atualmente com ligações a cobrar, pois moro fora de macaé (Serra/ES).
Obrigado pela atenção.
Jackson.
Caro Jackson, utilizar o VoIP através de acesso discado é meio que impossível, pois a velocidade da linha não permite uma qualidade boa de ligação, isso se você conseguir fazer ligações. Para o seu caso, é capaz que você consiga algo utilizando um plano que conheço da operadora Vono, dê uma olhada nessa página e veja a opção “Vono Direto”. Com essa opção você vai fazer uma ligação para um número Vono específico e, através deste número, efetuar as ligações através de VoIP. Talvez possa se encaixar direitinho no seu esquema aí.
Caso eu veja alguma outra operadora que tem esse tipo de serviço eu te aviso, ok?
Boa tarde amigo, nao seria mais facil utilizar o messenger?
Olá Lopes, seria mais fácil sim, se o Messenger tivesse qualidade suficiente 🙂
bom dia fera..belo artigo…… só tenho uma duvida…em caso de utilizaçao de telefones analogicos para o voip…ouvi dizer que ele só funciona se estiver em modo TOM ( me refiro aquela chave que vc escolhe no telefone entre pulse e tone…sabe?)..vc saberia me dizer porque nao funciona em modo pulse?
Olá André, tudo bem?
Olha, quanto à funcionar só em Pulso ou Tom vai depender muito do seu ATA. Alguns ATA’s realmente só aceitam a discagem por Tom, mas alguns modelos aceitam também a discagem via pulso e isso pode ser configurado no próprio ATA.
Uma explicação para que a maioria não funcione em modo pulso é que o modo pulso foi feito para telefones analógicos que utilizam pulsos de energia para efetuar as ligações, já o modo tom funciona em modo digital, fazendo a conversão de sons e transformando-os em pacotes para a discagem. Imagino eu que seja isso 🙂