Roteadores
Como o próprio nome já diz, o Roteador é o equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas.
A imagem acima mostra como dois roteadores podem conectar duas redes distintas diretamente entre eles.
Os roteadores são também a base de uma grande rede que todos nós já conhecemos, a Internet. É através dos roteadores que acessamos os mais variados endereços na Internet.
Os roteadores mais comuns que a maioria das pessoas conhece é o Roteador para conexão ADSL (roteador banda larga) que além de desempenhar o papel de traçar a rota entre a sua rede e a Internet, ainda possui vários recursos extras como NAT, Firewall, DHCP e alguns outros recursos variando de roteador para roteador.
Existem basicamente dois tipos de roteadores disponíveis no mercado:
- Roteadores Estáticos: são os mais baratos e a principal função deste tipo de roteador é escolher sempre o menor caminho entre dois pontos da rede.
- Roteadores Dinâmicos: logicamente, é o tipo mais caro e mais sofisticado de roteador pois, ao analisar a rota entre dois pontos na Internet, ele analisa também o tráfego e leva em consideração o caminho mais rápido para chegar ao outro ponto pois nem sempre o menor caminho é o caminho mais rápido, ele pode estar congestionado.
Uma pergunta: Quando você diz que roteador é um “.. equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas…”, podemos dizer que “Roteadores permitem a interconexão de segmentos separados de uma mesma rede local.”? Com atenção ao “LOCAL”.
Muito obrigado.
Caro Bruno, na verdade o equipamento responsável por ligar dois segmentos separados de uma rede local seria a Bridge(ou ponte). Há bastante confusão quando se trata de bridge e roteador pois alguns roteadores podem também assumir a função de bridge, mas não são todos os roteadores que trabalham desta forma. Logo, a resposta para a sua pergunta é não, roteadores não foram feitos para ligar dois segmentos de uma rede local, para isso usa-se a bridge.
Muito boas suas dicas
Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação
http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/
Li atentamente o artigo e o considero muito bem elaborado, no entanto não obtive a resposta para o que procuro e gostaria que alguém que puder me ajudar, faça contato pelo meu email. [email removido]
Tenho um computador que uso como servidor ftp, ele está conectado a internet com um modem dsl configurado para bridge (pois assim o servidor de ftp funciona). Tenho um outro pc conectado a ele diretamente com uma placa de rede que adicionei nele.
Agora coloquei um pc para minha filha no quarto dela e gostaria de interliga-lo nessa rede sem ter que mudar o modem para roteador, pois não posso perder o ip visivel na rede.
PERGUNTA: tem como acrescentar um terceiro pc na rede sem rotear o modem?? como fazer??
Obrigado a todos que possam me ajudar.
Na verdade, o correto seria você rotear o modem e desviar as portas que você precisar para o seu computador que tem o servidor FTP (normalmente porta 21) ou então desviar todas as portas para o computador servidor. De qualquer forma, você poderia colocar um switch ligado à segunda placa de rede do seu computador e ligar os demais computadores ao switch fazendo com que eles se conectem à rede da sua segunda placa utilizando o IP do servidor como gateway da rede.