Estrutura Física de uma Rede
Como já vimos aqui, uma rede de computadores possui vários componentes que são de extrema importância para o seu bom funcionamento, no entanto, pouquíssimas pessoas dão o devido valor à qualidade dos equipamentos de uma rede. Vamos falar um pouco sobre isso agora.
O primeiro ponto da estrutura de uma rede é o seu cabeamento que, caso seja feito com materiais de baixa qualidade, comprometerá gravemente o funcionamento da rede. Os cabos que você utiliza em sua rede devem ser cabos próprios para este fim (nada de aproveitar cabos de outros lugares) e, principalmente, devem respeitar as normas para cabeamento não deixando os cabos de rede expostos ao tempo, perto de locais muito quentes, perto de fiações elétricas, etc. Se você tiver que passar o cabo de rede em locais sujeitos à interferências, utilize cabos blindados que são um pouco mais caros, porém garantem pouca ou nenhum interferência externa no sinal da sua rede de computadores.
Outro ponto importante no cabeamento de uma rede é justamente a parte mais negligenciada pela maioria dos técnicos e até mesmo dos administradores de rede, que é o conector utilizado para a conexão dos cabos. Hoje em dia existe no mercado uma grande variedade de conectores de rede de baixa qualidade e com preços bastante acessíveis, mais do que adianta fazer um cabeamento perfeito e, justamente na parte que se comunica diretamente com o computador e os outros componentes, você enfia um equipamento de qualidade duvidosa? Dê preferência à conectores de marcas conhecidas que respeitem os padrões e possuam uma boa blindagem.
Outro ponto de fundamental importância é a escolha de placas de rede de qualidade. É incrível a diferença na velocidade de uma rede quando utilizando-se placas de rede de qualidade. Eu sempre dou preferência a placas de rede 3Com, não que as placas Encore ou Netgate não funcionem, mas geralmente essas placas possuem componentes de baixa qualidade e não conseguem aproveitar toda a velocidade da rede.
Ao comprar a placa de rede, é importante verificar também qual a velocidade que ela trabalha pois hoje temos disponíveis equipamentos para trabalhar em 10 Mbits, 100Mbits e 1Gbit. No caso dos equipamentos para a Gigabit Ethernet (10/100/1000), toda a rede deve ser feita utilizando-se material apropriado para este tipo de conexão, que vai desde o conector da rede (sim, o conector é diferente), passando pelo cabo de rede, switches (não existem HUB’s para Gigabit Ethernet) e a placa de rede.
Uma pergunta: Quando você diz que roteador é um “.. equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas…”, podemos dizer que “Roteadores permitem a interconexão de segmentos separados de uma mesma rede local.”? Com atenção ao “LOCAL”.
Muito obrigado.
Caro Bruno, na verdade o equipamento responsável por ligar dois segmentos separados de uma rede local seria a Bridge(ou ponte). Há bastante confusão quando se trata de bridge e roteador pois alguns roteadores podem também assumir a função de bridge, mas não são todos os roteadores que trabalham desta forma. Logo, a resposta para a sua pergunta é não, roteadores não foram feitos para ligar dois segmentos de uma rede local, para isso usa-se a bridge.
Muito boas suas dicas
Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação
http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/
Li atentamente o artigo e o considero muito bem elaborado, no entanto não obtive a resposta para o que procuro e gostaria que alguém que puder me ajudar, faça contato pelo meu email. [email removido]
Tenho um computador que uso como servidor ftp, ele está conectado a internet com um modem dsl configurado para bridge (pois assim o servidor de ftp funciona). Tenho um outro pc conectado a ele diretamente com uma placa de rede que adicionei nele.
Agora coloquei um pc para minha filha no quarto dela e gostaria de interliga-lo nessa rede sem ter que mudar o modem para roteador, pois não posso perder o ip visivel na rede.
PERGUNTA: tem como acrescentar um terceiro pc na rede sem rotear o modem?? como fazer??
Obrigado a todos que possam me ajudar.
Na verdade, o correto seria você rotear o modem e desviar as portas que você precisar para o seu computador que tem o servidor FTP (normalmente porta 21) ou então desviar todas as portas para o computador servidor. De qualquer forma, você poderia colocar um switch ligado à segunda placa de rede do seu computador e ligar os demais computadores ao switch fazendo com que eles se conectem à rede da sua segunda placa utilizando o IP do servidor como gateway da rede.