Estrutura Física de uma Rede

Como já vimos aqui, uma rede de computadores possui vários componentes que são de extrema importância para o seu bom funcionamento, no entanto, pouquíssimas pessoas dão o devido valor à qualidade dos equipamentos de uma rede. Vamos falar um pouco sobre isso agora.

rede_cabeamento_cat5e

O primeiro ponto da estrutura de uma rede é o seu cabeamento que, caso seja feito com materiais de baixa qualidade, comprometerá gravemente o funcionamento da rede. Os cabos que você utiliza em sua rede devem ser cabos próprios para este fim (nada de aproveitar cabos de outros lugares) e, principalmente, devem respeitar as normas para cabeamento não deixando os cabos de rede expostos ao tempo, perto de locais muito quentes, perto de fiações elétricas, etc. Se você tiver que passar o cabo de rede em locais sujeitos à interferências, utilize cabos blindados que são um pouco mais caros, porém garantem pouca ou nenhum interferência externa no sinal da sua rede de computadores.

rede_rj45 Outro ponto importante no cabeamento de uma rede é justamente a parte mais negligenciada pela maioria dos técnicos e até mesmo dos administradores de rede, que é o conector utilizado para a conexão dos cabos. Hoje em dia existe no mercado uma grande variedade de conectores de rede de baixa qualidade e com preços bastante acessíveis, mais do que adianta fazer um cabeamento perfeito e, justamente na parte que se comunica diretamente com o computador e os outros componentes, você enfia um equipamento de qualidade duvidosa? Dê preferência à conectores de marcas conhecidas que respeitem os padrões e possuam uma boa blindagem.

rede_placaderede

Outro ponto de fundamental importância é a escolha de placas de rede de qualidade. É incrível a diferença na velocidade de uma rede quando utilizando-se placas de rede de qualidade. Eu sempre dou preferência a placas de rede 3Com, não que as placas Encore ou Netgate não funcionem, mas geralmente essas placas possuem componentes de baixa qualidade e não conseguem aproveitar toda a velocidade da rede.

Ao comprar a placa de rede, é importante verificar também qual a velocidade que ela trabalha pois hoje temos disponíveis equipamentos para trabalhar em 10 Mbits, 100Mbits e 1Gbit. No caso dos equipamentos para a Gigabit Ethernet (10/100/1000), toda a rede deve ser feita utilizando-se material apropriado para este tipo de conexão, que vai desde o conector da rede (sim, o conector é diferente), passando pelo cabo de rede, switches (não existem HUB’s para Gigabit Ethernet) e a placa de rede.