Redes Wireless
Devido ao seu baixo custo e facilidade na interligação dos equipamentos, as redes Wireless vem se tornando cada vez mais populares em todo o mundo e, juntamente com a sua popularização, temos a sua evolução.
As primeiras redes Wireless funcionavam à velocidade nominal de 11Mbps (onze megabits por segundo) mas hoje é bastante comum a utilização de redes de 54Mbps, que já é uma velocidade razoável para a maioria dos usos desta rede (compartilhamento de conexão de Internet, compartilhamento de impressoras e transferência de pequenos arquivos). Hoje existe também o chamado padrão N para redes Wireless que possui uma velocidade nominal de 540Mbps, o que já é uma grande evolução se considerarmos a velocidade inicial de 11Mbps.
As redes Wireless precisam de uma atenção especial ao serem criadas pois como para essas redes não existe a limitação física dos cabos ela é bastante vulnerável à ataques e invasões. Hoje em dia é bastante comum, principalmente nos grandes centros, encontrar redes wireless totalmente abertas, expondo assim todo o tráfego da rede da casa/empresa para quem quiser enxergar, sem contar também os chamados “roubos de Internet”, onde a pessoa encontra uma rede wireless aberta, se conecta à essa rede e simplesmente começa a navegar na Internet utilizando-se da rede alheia.
Hoje, todos os roteadores wireless possuem a opção de criptografia de sinal com chaves bastante difíceis de quebrar que garantem a integridade da rede e dos dados que nela trafegam. Não é recomendável, em hipótese alguma, deixar uma rede wireless totalmente aberta pois através deste pequeno descuido, você pode deixar a porta aberta para que pessoas utilizem a sua Internet ou até mesmo vasculhe seus arquivos à procura de fotos comprometedoras e publique-as na Internet. Para as empresas então o risco é bem maior pois uma pessoa má intencionada com acesso à sua rede pode lhe roubar informações sigilosas sobre uma empresa ou simplesmente apagar todos os arquivos do servidor da empresa afim de causar prejuízo.
Uma pergunta: Quando você diz que roteador é um “.. equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas…”, podemos dizer que “Roteadores permitem a interconexão de segmentos separados de uma mesma rede local.”? Com atenção ao “LOCAL”.
Muito obrigado.
Caro Bruno, na verdade o equipamento responsável por ligar dois segmentos separados de uma rede local seria a Bridge(ou ponte). Há bastante confusão quando se trata de bridge e roteador pois alguns roteadores podem também assumir a função de bridge, mas não são todos os roteadores que trabalham desta forma. Logo, a resposta para a sua pergunta é não, roteadores não foram feitos para ligar dois segmentos de uma rede local, para isso usa-se a bridge.
Muito boas suas dicas
Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação
http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/
Li atentamente o artigo e o considero muito bem elaborado, no entanto não obtive a resposta para o que procuro e gostaria que alguém que puder me ajudar, faça contato pelo meu email. [email removido]
Tenho um computador que uso como servidor ftp, ele está conectado a internet com um modem dsl configurado para bridge (pois assim o servidor de ftp funciona). Tenho um outro pc conectado a ele diretamente com uma placa de rede que adicionei nele.
Agora coloquei um pc para minha filha no quarto dela e gostaria de interliga-lo nessa rede sem ter que mudar o modem para roteador, pois não posso perder o ip visivel na rede.
PERGUNTA: tem como acrescentar um terceiro pc na rede sem rotear o modem?? como fazer??
Obrigado a todos que possam me ajudar.
Na verdade, o correto seria você rotear o modem e desviar as portas que você precisar para o seu computador que tem o servidor FTP (normalmente porta 21) ou então desviar todas as portas para o computador servidor. De qualquer forma, você poderia colocar um switch ligado à segunda placa de rede do seu computador e ligar os demais computadores ao switch fazendo com que eles se conectem à rede da sua segunda placa utilizando o IP do servidor como gateway da rede.