Redes com Cabos Coaxiais
As redes de computadores como conhecemos hoje não apareceram assim de uma hora para outra. Houve uma grande evolução ao longo dos anos e, como tudo na informática, continua evoluindo cada vez mais.
As primeiras redes de computadores que eu tive acesso, funcionavam através de um cabo coaxial e conectores tipo BNC (o conector é parecido com o da sua antena parabólica ou antena local) e eram, na melhor das hipóteses, garantia de dor de cabeça. Essas redes funcionavam da seguinte forma: O computador 1 era interligado diretamente ao computador 2 que, por sua vez, transmitia o sinal para o computador 3 e assim sucessivamente até chegar ao último nó ou computador da rede, quando o sinal chegava à este último computador, o sinal voltava passando por todos os computadores e assim se completava a comunicação. Acontece que caso qualquer nó desta rede apresentasse problema e fosse, por qualquer motivo, desconectado da rede, todos os outros computadores ficavam sem conexão pois não havia volta do sinal para garantir a comunicação entre os computadores. A coisa era mais ou menos assim:
Note a presença de conectores do tipo T e dos terminadores nas pontas. Note também que o sinal da rede, obrigatoriamente, passava por todos os computadores. Isso significa que se eu quero enviar o sinal do computador 1 para o computador 5, este sinal tem que ser retransmitido pelos computadores 2, 3 e 4. Ineficaz, não?
Além de ineficazes, estas redes eram horrendamente caras, pois naquela época, os componentes eram caríssimos e a manutenção de uma rede desse tipo dava uma trabalheira que vocês nem podem imaginar. Coisa de louco mesmo.
Uma pergunta: Quando você diz que roteador é um “.. equipamento responsável por traçar rotas entre duas ou mais redes distintas…”, podemos dizer que “Roteadores permitem a interconexão de segmentos separados de uma mesma rede local.”? Com atenção ao “LOCAL”.
Muito obrigado.
Caro Bruno, na verdade o equipamento responsável por ligar dois segmentos separados de uma rede local seria a Bridge(ou ponte). Há bastante confusão quando se trata de bridge e roteador pois alguns roteadores podem também assumir a função de bridge, mas não são todos os roteadores que trabalham desta forma. Logo, a resposta para a sua pergunta é não, roteadores não foram feitos para ligar dois segmentos de uma rede local, para isso usa-se a bridge.
Muito boas suas dicas
Abraços,
Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação
http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/
Li atentamente o artigo e o considero muito bem elaborado, no entanto não obtive a resposta para o que procuro e gostaria que alguém que puder me ajudar, faça contato pelo meu email. [email removido]
Tenho um computador que uso como servidor ftp, ele está conectado a internet com um modem dsl configurado para bridge (pois assim o servidor de ftp funciona). Tenho um outro pc conectado a ele diretamente com uma placa de rede que adicionei nele.
Agora coloquei um pc para minha filha no quarto dela e gostaria de interliga-lo nessa rede sem ter que mudar o modem para roteador, pois não posso perder o ip visivel na rede.
PERGUNTA: tem como acrescentar um terceiro pc na rede sem rotear o modem?? como fazer??
Obrigado a todos que possam me ajudar.
Na verdade, o correto seria você rotear o modem e desviar as portas que você precisar para o seu computador que tem o servidor FTP (normalmente porta 21) ou então desviar todas as portas para o computador servidor. De qualquer forma, você poderia colocar um switch ligado à segunda placa de rede do seu computador e ligar os demais computadores ao switch fazendo com que eles se conectem à rede da sua segunda placa utilizando o IP do servidor como gateway da rede.