A segurança da informação na Internet tem evoluído muito nos últimos anos, porém, a parte mais fraca do elo da segurança ainda é o usuário final, sim, você aí mesmo que está lendo esse texto.
Com a popularização dos smartphones, novos golpes foram criados, porém, muita gente ainda cai em alguns golpes bastante antigos onde precisa apenas prestar um pouco de atenção ao que está fazendo para manter-se seguro.
Golpe de Login e Senha
Esse é um golpe antigo e extremamente comum mas, ao que tudo indica, ainda existe muita gente caindo no golpe:
O golpe funciona com alguém mal intencionado envia por e-mail, SMS, mensageiros instantâneos (WhatsApp, Messenger, Instagram, Telegram e outros) uma mensagem de alerta sobre o uso indevido dos seus dados ou alguma infração que você tenha cometido e, juntamente com a mensagem, uma URL para corrigir o problema.
Em todos os casos, a URL é falsa e te leva para um site muito parecido com o site verdadeiro, porém, basta prestar atenção ao domínio (endereço do site) para notar que não se trata do endereço oficial do serviço, seja ele uma rede social, banco ou qualquer outro serviço que você utilize na Internet. Preste bastante atenção ao endereço do site pois, se o problema é, por exemplo, com a sua conta do Facebook, não há motivos para que o problema seja resolvido em outro lugar que não seja o Facebook.com. As URLs às vezes ficam camufladas atrás de serviços encurtadores de URL ou até mesmo possuem uma grafia muito parecida com a URL oficial do serviço que você utiliza. Utilizando ainda o Facebook como exemplo, pode ser que você esteja sendo redirecionado para a URL facebook.xyz, facebok.co ou qualquer grafia muito parecida com a URL original. Fique sempre atento ao endereço do site onde você está enviando informações.
Golpe do Código de Verificação
Este golpe ocorre de várias formas mas, na maioria das vezes, alguém faz uma ligação para o seu celular e pede que seja informado o código de verificação de alguns serviços.
Nunca, em hipótese alguma, informe um código de verificação para terceiros. Ninguém, de nenhum local, irá te ligar pedindo um código de verificação enviado sem a sua solicitação prévia.
Este golpe vem sendo utilizado com bastante frequência no WhatsApp para clonar o aplicativo em outro local. Acontece também com outros aplicativos e serviços.
O Golpe do Espertinho
Esse é um golpe clássico que existe desde sempre das formas mais variadas possíveis.
Esse tipo de golpe consiste em alguém oferecendo a você uma vantagem muito grande por um valor consideravelmente pequeno. Pode ser um software que custa 4 ou 5 dígitos e a pessoa te oferece por menos da metade do preço, pode ser o famoso milionário africano que precisa dos dados de sua conta para transferir uma herança que recebeu ou qualquer coisa do tipo.
Preste bastante atenção: NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS.
Se qualquer coisa custa um valor X, o valor correto é aquele e não metade disso ou um terço disso. Mesmo em promoções muito agressivas, o produto não custará um valor irrisório. Não adianta querer se dar bem achando que encontrou algo muito mais barato do que vale porque você certamente estará comprando algo roubado, pirateado ou afins. Utilizem sempre o bom senso para analisar ofertas espetaculares.
E se você já caiu neste golpe alguma vez na sua vida, parabéns, você realmente mereceu.
O Golpe da Falsa Loja Virtual
Esse pode ser considerado como parte do golpe anterior (O Golpe do Espertinho).
Geralmente neste tipo de golpe, os farsantes criam uma loja virtual com toda a aparência de uma loja “de verdade”, até mesmo copiando o layout de alguma grande loja já conhecida, colocam produtos com valores extremamente baixos para que os espertões comprem algo com um “desconto extraordinário”.
Uma variação deste golpe está acontecendo com certa frequência nos famigerados “market places”, onde lojas grandes e conceituadas abrem espaço para que outras empresas vendam se utilizando do nome e estrutura da loja já estabelecida.
Se proteger desse tipo de golpe é bastante fácil e, mais uma vez, basta se atentar à grande vantagem de comprar um produto por um preço incompatível com o restante das lojas. Sendo mais claro, não adianta você querer comprar uma TV que geralmente custa algo em torno de R$ 3.000,00 reais por R$ 1.500,00 ou menos.
Há um ditado que diz que todo dia saem de casa um malandro e um otário e quando os dois se encontram, dá negócio. A diferença aqui é que eles sequer precisam mais sair de casa.
Golpe da Atualização de Dados Bancários
Essa é uma variação do primeiro golpe citado aqui (Golpe do Login e Senha), mas este é específico para clientes de bancos no geral.
Este golpe acontece geralmente por SMS e E-mail, quando você recebe uma mensagem informado que é preciso atualizar seus dados bancários com urgência para que a sua conta e/ou cartão de crédito não sejam bloqueados. Na mensagem, vem um link para que você clique e atualize os seus dados. A página de destino geralmente é extremamente idêntica à página do seu banco, mas, mais uma vez, basta se atentar ao endereço do site para ver que não se trata do site real do seu banco, geralmente com algum endereço bem estranho ou até mesmo com grafia parecida.
Vale ressaltar que os bancos não costumam enviar mensagens desse tipo e que qualquer atualização de dados cadastrais geralmente é feita diretamente na agência ou APÓS você entrar no Internet Banking da sua instituição bancária.
O que fazer caso tenha caído em algum golpe?
Em qualquer caso, de qualquer golpe que você tenha caído, o certo é acionar diretamente a polícia para que eles tomem as devidas ações para tentar reverter o golpe que você tomou ou, na melhor das hipóteses, tentar te restituir de algum prejuízo.
Lembrando que caso você tenha caído em algum golpe relacionado à instituições bancárias, é de fundamental importância que você procure a polícia, faça um boletim de ocorrência e entre em contato com o seu banco (pessoalmente) informando sobre o golpe.
Espero que essas dicas tenham sido uteis e possam te ajudar de alguma forma. Caso tenha algum outro exemplo de golpe ou conheça mais formas de se proteger de golpes, sinta-se à vontade para comentar aqui embaixo.