Windows 7 RC

Windows 7 RC

Logo que foi disponibilizado, baixei uma cópia do Windows 7 RC e instalei em uma máquina virtual em meu computador para fazer alguns testes. Acontece que em uma máquina virtual a experiência de uso é bastante comprometida devido às limitações do meu hardware, um Celeron 440 com 2Gb de RAM e vídeo onboard. Para instalar o Windows 7 na máquina virtual eu levei exatamente 1:15 (uma hora e 15 minutos) e, depois de instalado, rodar o Windows 7 foi um parto. O boot demorava quase 5 minutos e isso, pra quem está esperando, é uma eternidade. Resolvi então criar coragem e instalar ele como sistema operacional principal da minha máquina e aqui deixo as minhas impressões desde a instalação até o uso do Windows 7.

Instalação

Resolvi não fazer o upgrade do Windows XP para o Windows 7, fiz uma instalação limpa, formatando a partição e instalando absolutamente tudo deo zero, sem nada para atrapalhar meu caminho e foi aí que começaram as boas surpresas. Todo o processo de instalação do sistema, incluindo a formatação da partição e a digitação das informações necessárias durou somente 23 minutos. Eu até achei que fosse uma pegadinha mas não foi o caso, o sistema realmente estava instalado e 23 minutos após o início da instalação eu já estava navegando na Internet e fazendo o download dos programas para instalar no sistema.

Todo o processo de instalação é bastante simples e o usuário não precisa sequer se preocupar com configurações pois tudo é feito de forma bastante simplificada e, no meu caso, precisei apenas informar o meu nome e, ao final da instalação, o número de série fornecido pela Microsoft.

Drivers

Essa foi a parte que mais me agradou pois, depois de instalar o sistema, eu não precisei instalar nenhum driver adicional nem da impressora, nem da Webcam, o que no Windows XP era um parto pois depois da instalação nada funcionava. Pudera, o sistema foi lançado muito antes dos componentes do meu computador, é praticamente impossível que o sistema possua, por padrão, drivers que não existiam na época do seu lançamento. O problema é que, mesmo os componentes lançados antes do Windows XP possuiam um suporte precário aos drivers no sistema operacional, o que fazia com que o usuário saísse à procura dos drivers corretos para o sistema logo após a instalação e, diga-se de passagem, isso poderia levar horas entre a procura, o download e a instalação.

Velocidade

Vou começar esse tópico repetindo a minha configuração de hardware: Processador Celeron 440 (2ghz) com 2Gb de memória RAM, vídeo onboard e HD SATA de 160Gb.

Com essa configuração o sistema roda incrivelmente mais rápido que o Windows XP e ainda de quebra, com o Aero habilitado. Mesmo depois de instalar uma pancada de programas que eu preciso e que deixavam o Windows XP extremamente lento após todos os softwares instalados, o Windows 7 se comportou muito bem e não afetou em praticamente nada o desempenho do sistema, ou seja, mesmo depois de instalar 32 programas (entre programas leves e pesados) o sistema continua rápido para iniciar e rápido para executar as tarefas.

Notei também que o carregamento dos softwares também ficou muito mais rápido. O que antes demorava uma década pra abrir no Windows XP, abre no Windows 7 com extrema facilidade.

Outro ponto que está me deixando bastante curioso é em relação à Internet pois eu tenho a ligeira impressão de que até a navegação e os downloads ficaram extremamente mais rápidos. Também senti uma leve melhora na transferência de arquivos através da minha rede interna, embora o outro computador ainda utilize o Windows XP.

Compatibilidade de Programas

Incrivelmente eu não tive qualquer problema de compatibilidade com os programas que instalei até agora (32 softwares para os mais variados fins) e, somente alguns deles, precisaram ser instalados em modo de compatibilidade com o Windows XP, o que funcionou perfeitamente. Note que estou falando do modo de compatibilidade e não da tão falada máquina virtual rodando Windows XP dentro do Windows 7.

Dentre os softwares que precisei instalar estão: Skype, GTalk, LiveZilla, FileZilla, PSPad (para editar arquivos PHP), Mozila Firefox, Google Chrome, Mozilla Thunderbird, Google Earth, Google Picasa, CutePDF, Foxit Reader, UltraVNC, Nero 6, Vono (o programa fornecido pelo Vono para VoIP), WinRar, AIMP e mais alguns programas para desenvolvimento web e gerenciamento de banco de dados, além, é claro, do pacote do Windows Live.

Não tive qualquer problema de compatibilidade com nenhum desses programas. Somente o Skype o Vono precisaram ser instalados em modo de compatibilidade e mesmo assim a necessidade de instalação em modo de compatibilidade foi sugerido pelo próprio sistema operacional, sem que eu precisasse fazer qualquer esforço para instalar os programas.

O Impacto

Para quem já se acostumou com o visual do Windows XP, o novo visual e forma de organização de menus do Windows 7 pode (e vai) assustar bastante, pois tudo está muito diferente. Começando pelo Menu Iniciar que possui uma nova forma de organização dos programas e que pode confundir bastante a cabeça das pessoas. Com menos de 1 dia de uso já consegui me acostumar com as mudanças e já estou achando até mais prático a nova forma de organizar os ícones no menu iniciar.

O painel de controle também sofreu uma grande mudança e agora não existe mais o modo de exibição “clássica”, porém, existe o modo de exibição de ícones, que desmembra todo o painel de controle e fica muito mais fácil encontrar o que você precisa.

Resumindo, no início você terá que reaprender a utilizar o Windows, mas a interface está extremamente amigável e intuitiva, fazendo com que praticamente não haja curva de aprendizado em utilizar a nova interface do Windows 7.

Os Jogos

Sabe os joguinhos que sempre vem instalados com o Windows? Então, essa foi a mudança que eu achei extremamente desncessária no Windows 7. Confesso que sou viciado em campo minado e ver o jogo cheio de “frescurinhas” e barulhinhos não me agradou muito. Pra completar a sacanagem, ainda existe a opção de transformar o bom e velho campo de minas em um jardim florido (vê se eu aguento). Até o Freecell ficou com um ar de esquisitão.

Conclusão

Depois de um dia inteiro mexendo no Windows 7, acho que o upgrade para o novo sistema operacional é totalmente válido se você está disposto a encarar os problemas de uma versão RC (release candidate) que, como o nome diz, é apenas um candidato a versão oficial e ainda pode possuir vários problemas que serão corrigidos (?) até o lançamento oficial do novo sistema operacional. Entretanto, assim que o sistema for lançado oficialmente, recomendo a todos que façam este upgrade, pois as melhorias são gritantes e o desempenho do sistema está realmente extraordinário.

Para os que utilizam a versão piratex do Windows ainda existe uma galinha morta e depenada, pois até Março de 2010 a versão RC do Windows 7 funcionará normalmente e é uma versão totalmente legalizada, o que significa que você poderá utilizar sem culpa nos próximos 10 meses. A partir de Março de 2010 o sistema irá reiniciar o seu computador de 2 em 2 horas até que você adquira a versão original ou encontre outro meio macabro de utilizar o sistema.

Para fazer o download do Windows 7, acesse o site oficial de downloads e não recomendo que você procure “vias alternativas” para baixar o sistema, pois há informações de que versões infectadas com malwares já estão disponíveis na Internet.

Para dicas de última hora sobre o Windows 7, visite o blog http://www.windows7br.com