Desde que os celulares começaram a gravar vídeos e o formato de vídeo digital se popularizou, vivemos uma grande guerra com quase qualquer formato de vídeo que chega até nós das mais diversas maneiras possíveis. Para contornar esse problema, foram criados diversos pacotes de codificadores/decodificadores de vídeo afim de criar o menor arquivo possível com o máximo de qualidade. Infelizmente nem todo fabricante concorda esse tipo de situação e acaba cada um lançando o seu codec diferente fazendo da vida do usuário um verdadeiro inferno digital na hora de visualizar um vídeo que recebeu por e-mail ou seja lá qual foi o modo.
Para tentar ajudar os usuários, alguns desenvolvedores ou empresas começaram a criar os famosos CodecPacks, que nada mais são do que um pacote único contendo vários codecs diferentes.
Não precisa muito para imaginar que, no fim das contas, esses Codeck Packs acabaram se popularizando e, obviamente, caíram nas graças daqueles que adoram distribuir programas aleatórios junto com o seu pacote de utilidades.
Já o VLC trata-se apenas de um player de áudio/vídeo bastante pequeno e que, quase que num passe de mágica (eu sei que é tecnologia!) reproduz, sem qualquer dificuldade, qualquer áudio ou vídeo que você encontre nos lugares mais obscuros da Internet. Isso mesmo, o VLC sozinho faz o trabalho de vários codecs e te deixa apenas com o trabalho de dar play e assistir confortavelmente àquele vídeo que você baixou sabe-se lá onde.
Calma que melhora.
O VLC é completamente grátis e livre de ad-ware ou malware. Ou seja, o player é relativamente pequeno (você vai baixa-lo rapidinho) e reproduz qualquer tipo de vídeo/imagem sem qualquer dificuldade. Pra completar, ele tem versões para Windows (todas as versões), Linux e Mac.
Se você gostou, vá até o site oficial do VLC e baixe o programa gratuitamente e pare de esquentar a cabeça com codecs e mais codecs.
Link: http://www.videolan.org
PS: Eu sei que existe uma versão para Android e Windows Phone, mas não citarei de propósito nesse post pois os mesmos ainda encontram-se em fase beta e ainda apresentam vários problemas.