Muitos de vocês já devem saber do que se trata o Chrome, correto?
Bem, estou utilizando esse navegador desde o dia de seu lançamento e tenho certeza de que esse navegador tem tudo pra dar certo, porém, como é normal por ainda estar em fase beta, alguns recursos que fazem uma falta danada. Vamos à eles:
Auto-completar para caixas de texto: é um recurso fundamental e que faz uma falta tremenda pois nem sempre me lembro de todos os logins de sites que visito, até porque alguns desses sites utilizam logins numéricos, logo, com o Firefox eu acabei viciando em decorar apenas os primeiros números do login que o navegador já me lembrava do restante. Isso não existe no Chrome, ou ainda não consegui encontrar como habilitar essa função.
Extensões: Quem já utiliza o Firefox, mesmo que por um período curto de tempo, deve ser viciado nas extensões que, ao meu ver, são de extrema importância para o navegador. Por incrível que pareça a que mais me faz falta é a bendita barra do Google mas só por um detalhe: viciei no PageRank. É tão prático acessar meus sites e os sites dos meus amigos e ver como anda o PageRank deles. Ok, isso deve ser um pouco paranóico, mas pra mim faz falta. Como o navegador ainda está em fase beta, espero que o pessoal libere a parte de extensões o mais rápido possível e espero mais ainda que as pessoas comecem a desenvolver logo as extensões para esse navegador.
Java: Ainda não existe uma versão estável de Java para o Chrome e o que o pessoal anda recomendando para que o Java funcione no navegador é a utilização de uma versão beta para desenvolvedores. Oras, eu não vou instalar um aplicativo de 300 Mb no meu computador só pra acessar o banco. O Firefox já tá instalado aqui, ocupa menos espaço e funciona direitinho.
Bom, até agora esses três itens foi o que me fez mais falta. Mas o auto-completar para caixas de texto realmente é fundamental. Eu não sabia o quanto estava viciado nessa coisa e já estou pensando seriamente em decorar todos os logins que utilizo. Embora o auto-completar sirva para muito mais que isso. Digitar o e-mail em todo lugar que o endereço de e-mail é pedido é um saco. Endereço de casa também não é tão agradável ficar digitando.
Além desses itens que me fizeram muita falta, existe também um crônico problema do Chrome com flash. Eu nunca gostei de sites em flash e simplesmente acho que muita coisa de flash deveria ser eliminada da Internet, claro que o bom uso de flash é sempre bem vindo, pena que poucos sabem utiliza-lo da forma correta. O Chrome, pelomenos aqui no meu computador, vira uma tartaruga quando o assunto é flash. Eu não tenho certeza se o culpado é mesmo o navegador, mas um browser tão leve e rápido deveria tratar melhor o flash. Até porque o flash é a base do Youtube (ok, e outros tubes da vida) e de alguns sites muito legais. O site do documentário do Discovery Channel mesmo aparece completamente em slow motion e a navegação nele utilizando o Chrome é impraticável.
Alguém aí sentiu falta de mais alguma coisa no Chrome? Deixe sua resposta aqui nos comentários.
Realmente, o autocompletar e essa lerdeza do flash são foda, isso qto ele não trava o navegador.
Quer saber? Estou muito bem com o firefox, obrigado.
Não sou especialista, vou dar a minha opinião como utilizador comum. A organização dos marcadores/favoritos tem de ser facilitada. Aguardo, ainda, ansiosamente pelo lançamento da versão para Linux, para ver se finalmente passamos a ter um browser decente (os firefoxicomaníacos que me desculpem…). O grande problema do Google Chrome é o flash, sem dúvida, e em Linux receio que as coisas ainda vão ser piores, já que Firefoxes, Operas, Epiphanys e afins passam a vida a crashar, quanto mais… Será que algum dia vamos conseguir navegar na net sem ser aos pulinhos e solavancos por causa dos flashes!?! «(…) muita coisa de flash deveria ser eliminada da Internet” – não poderia concordar mais com você!
Para um navegador seco, seria considerado top se não fosse da Google, ainda falta muito. Talvez opções próximas ao do ie quando se trata de manusear espaço para arquivos de histórico e navegação; No mais talvez um diferencial seria permitir alterar o visual.
Felizmente, passado mais de um ano, o Google Chrome chegou à quarta versão, e…:
– tem autocompletação
– suporta melhor o flash, o que não significa que grande parte dos flashes que existem por aí não tenham que ser retirados… sites em flash, onde é que já se viu! A verdade é que muitas vezes não são os browsers que se têm de adaptar à web, mas sim a web aos browsers
– suporta extensões (uma ideia nitidamente retirada do firefox)
– tem uma versão para linux (embora não sob o nome da Google, mas sim do projecto open source Chromium em que o Google Chrome é baseado)
– a gestão dos marcadores melhorou um pouco
– muitos sites ainda não são compativeis com o chromium/chrome nem com browsers WebKit (chrome e safari), dizendo que se trata de um «navegador desconhecido»
– não trás bloqueador de publicidade por defeito (isso é uma coisa que nenhum browse tem, mas eu penso que deveria existir), e a publicidade na net cada vez aumenta mais…
– o número de utilizadores aumento consideravelmente; afinal quem é que não gosta de deixar de utilizar aquela-coisa-que-se-auto-intitula-navegador-web: o Nothingsoft Porcanet Explorer, ainda para mais se não é preciso ser administrador para instalar o chrome???
– tem suporte a temas (não é coisa a que ligue muito, mas enfim)
E isto tudo mudou em pouco mais de um ano… provavelmente chrome é o browser com o crescimento mais rápido da internet, e que ainda por cima, consegue uma pontuação 100/100 no Acid Test 3!