Até 1996 o máximo de conversas online que tínhamos com nossos amigos era através de redes de IRC (saudades) ou através dos famigerados bate-papo do UOL e bate-papo do Terra, mas naquele ano uma empresa formata por quatro jovens israelenses, a Mirabilis, lançaria no mês de Novembro o ICQ, a ferramenta mais fantástica para comunicação que existia para Windows.
E quando eu digo que o ICQ naquela época era fantástico, não estou exagerando. As conversas via ICQ eram instantâneas! Não dependia de redes e mais redes truncadas por todo o mundo fazendo com que as suas mensagens chegassem, às vezes, com minutos de atraso, bastava apertar Enter (ou Ctrl+Enter) e a mensagem estava lá, na tela do computador da outra pessoa. Isso em tempos de internet discada era praticamente mágica!
Pois bem, o que ocorreu foi que o ICQ fez um tremendo sucesso e acabou por despertar o interesse de outras empresas em desenvolverem comunicadores instantâneos, então a toda poderosa Microsoft desenvolveu o horrendo MSN Messenger, empurrou instalado por padrão em cópias do Windows. Aliado a isso, temos o fato de nossa “querida” AOL (que tem o dom de Midas, só que ao inverso, ao invés das coisas virarem ouro, viram porcaria) ter comprado o ICQ e, mesmo com todo o sucesso do ICQ em mãos, resolveram continuar investindo pesado no horripilante AOL Messenger. Você já ouviu falar nele? Pois é.
Agora me parece que a AOL querendo correr atrás do prejuízo de ter deixado a galinha-dos-ovos-de-ouro-da-comunicação-online morrer, lançou uma nova versão do ICQ que está causando um certo burburinho na Internet por permitir a comunicação do software com outras redes sociais como Youtube, Facebook e Twitter.
Como sou um saudosista incurável, resolvi instalar o ICQ 7 e testar todos os seus recursos. Como nem tudo são flores na vida de Joseph, logo na instalação encontrei uma certa malandragem no ICQ. Sorrateiramente o programa de instalação tenta mudar o seu mecanismo de busca padrão, a sua página inicial e ainda por cima instalar uma barra de ferramentas do ICQ no seu navegador. Minha cara AOL, porque fizestes uma barbaridade dessas? Custa respeitar o usuário pelomenos uma vez na vida? Não coloque esse tipo de coisa escondido como estava, deixe o usuário decidir por livre e espontânea vontade se quer ou não modificar as configurações de seu navegador.
Para que as configurações do seu computador não sejam alteradas ao instalar o ICQ 7, você precisa clicar em “Personalizar instalação…”, o que, muitas vezes, acaba por confundir o usuário leigo que pensa que terá que fazer milhares de configurações ao escolher a instalação personalizada de algum arquivo. Ao clicarmos em “Personalizar instalação…” temos a seguinte tela:
Notem que ao abrir a opção de personalização da instalação, o usuário se depara com opções que não vão personalizar em nada a instalação do programa, irão sim modificar configurações previamente feitas no navegador do usuário, cometendo até a barbaridade de instalar uma barra de ferramentas do ICQ. O pior de tudo é que eles ainda recomendam a “instalação completa”, como se falassem “Olha, nós vamos mudar algumas coisas no seu computador, mas relaxa, é pro seu bem”.
Ok. ICQ 7 instalado, consegui configurar o Twitter e o Facebook na tal integração com as redes sociais e consegui até twittar através da interface do novo ICQ, mas passada a euforia de rever um lugar há muito esquecido, notei que o ICQ ficou meio careta e não evoluiu muito, a não ser pela cópia dos recursos presentes hoje em qualquer software de comunicação instantânea.
Continuarei utilizando ele por um tempo pra ver se encontro algum recurso interessante ou talvez reencontrar algum conhecido que esteja vagando pelo ICQ à procura de um flashback da adolescência. Caso alguém queria me encontrar por lá, meu UIN é 2472037.
Só pra saber… você ainda sabe o seu UIN de cabeça?
Não só sei (10310729), como sei o de muitos amigos. O ICQ perdeu pontos comigo nessa de instalar o busca. Mas o programa antigo ainda faz o que o msn ainda não faz….
Ahhh que bons tempos! Eu sempre brinco, meu RG eu não me lembro de cabeça mas o número do ICQ não esqueço jamais! haha 323223114!
Vou baixar ele para relembrar!
Lembro meu UIN sim 817807 de Abril e 96 se nao estou muito enganado.
E como lembro…160413961
Gostaria muito que meus amigos usassem ICQ, quem sabe assim nó não mostraríamos à Micosoft que ela não está acima de tudo.
A mirabilis já fazia essa treta de mudar o mecanismo de busca e barra de ferramentas, pelo menos desde o icq 5.
Também instalei o icq, mas não durou 20 minutos no meu micro.
Consigo mais usando complementos no firefox.
flw.
Claro que lembro
29216098 🙂 Vou instalar e ver se é bom mesmo
poxa o ICQ era demais! Velhos tempos, ah e o UIN, claro, lembro sim! 44979844, tentei instalar estes dias mas minha senha so dava erro e nao consegui recuperar.. cheguei a criar um novo UIN, mas como o povo parece índio, só usam MSN, sozinho não consigo conversar (ainda).
so há um erro nesse texto, para enviar mensaqgem era control+S de send.
Opa…
Ainda sei meu UIN (14330506).. Taí um número que nunca vou esquecer.. Bons tempos aqueles do mIRC e seus plugins e ICQ…
Quando chegar em casa vou instalar esse ICQ, mas li algumas matérias que me deixou meio receoso…. Tem muita propaganda piponcando pela tela o tempo todo, bem típico da AOL….
Abraços,
Eu me lembro, era 25864117*
Eu não cheguei a pegar a fase do ICQ, mas lembro de ver meu primo o utilizar – na época eu imaginava que a unica maneira de falar com alguém instantâneamente era ou pelo bate-papo UOL ou coisa semelhante.
Quando comprei meu primeiro computador até tentei utilizá-lo mas, como não conhecia ninguém que ainda o usasse e com o MSN em alta, nem cheguei a conversar através dele.
Acho que um dia o Windows Live Messenger irá cair – como todo grande império – e no lugar tenho quase certeza que virá um que se comunicará com o telefone comum sem cobrar taxas (o que acontece com o Skype).
Em 1996, os jovens israelenses criaram para a plataforma Windows uma forma de comunicação e busca por usuários que até então só existia para clientes Unix.
A época do Ctrl + S ou Ctrl + enter era pedido dos usuários, tanto que tem gente que até hoje prefere que se use Ctrl + Entrer no ICQ ao invés do Enter, isso é opcional no ICQ.
Quanto as mensagens chegarem com atraso. Você quer comparar aquela época com essa? Fala sério! Ainda mais com a rede dial-up daquela época.
Engraçado também que todo mundo acha que a Aol tem um dedo no ICQ, mentira. O ICQ tem seu escritório em Israel, trabalha independente de serviços e aproveita da AOL o que deseja.
Quanto a instalação personalizada, basta os usuários de Windows acostumados com Next > Next > Finsh pararem de babaquice e passarem a ler e entender o que estão instalando.
Computadores não são para “crianças”, isso é fato. (Crianças no sentido informatica da coisa.)
Só pra lembrar, na instalação do MSN qualquer usuário que adote a tencinica do N>N>F, vai instalar juntamente com o Messenger, a barra de ferramentas do Windows Live, o Microsoft Silverlight, o Windows Mail, o Windows Movie Maker, o Microsoft Office Live add-in, a Galeria de fotos e mais um montão de baboseiras como “Assistente de conexão”, “Ferramenta de carregamneto do WIndows Live”
…Então seria bem tosco falar do ICQ, comparado ao MSN.
Quanto a interface não há problema, o ICQ tem skins na internet, o ICQRulez vai aumentar em breve o número de skins para melhorar cada vez mais o poder de personalização do usuário e ainda vamos ensinar as pessoas a criarem seus próprios skins para o ICQ.7.
Quanto as funcionalidades vou te lembrar algumas.
Modo invisivel dinâmico, apresentação de contatos, resumo de downloads, envio de pastas inteiras de arquivos, personalização do Avatar com os Devils, navegação por abas sem add ons, personalização dos sons, personalização dos alertas até quando uma pessoa fica offiline, 3 listas de privacidade, visível, invisivel e bloqueados, tradutor online, central de jogos, enfim…tem muito mais…
teve um blog que mostrou a superioridade do icq
http://naoacredito.blog.br/2010/04/22/coisas-que-o-icq-fazia-em-1999-e-o-msn-ainda-nao-faz-em-2010/
Eu nunca deixei de usar o ICQ, o criei na época do sucesso, onde todos tinham, e venho usando ele até hoje. O ICQ em momento algum morreu, ele foi se aperfeiçoando (?) com o passar dos anos, tendo as versões 5, 5.5, 6.0, 6.5 e agora a 7. Eu ainda possuo a versão 6.5, porque o proprio programa me forçou a atualizar, ainda não instalei o 7 porque vi sobre ele e não gostei. Como disse, está pior, eu concorco.
Contudo o ICQ só morreu para algumas pessoas que resolveram trocar ele pelo MSN, que dia após dia vem se apromorando. Mas isso, pelo que já ouvi, é só em alguns paises. Pois em outros o ICQ ainda governa e é muito mais usado que o MSN. Se é verdade, não sei, mas foi o que li.
E claro, usando ele todos os dias, tenho o meu de cabeça haha: 344-546-858
Ah, só um OBS: O ICQ tem acrescentado recursos novos que na visão dele, chamará mais atenção do publico e faz com que ele fique melhor. Contudo, na minha opnião, ele só vem perdendo tirando bons recursos antigos e acrescentando recursos que não nos fazem falta. Por ex, se lembram que podiamos deixar o fundo da tela da cor que queriamos? Eu adorava o fundo preto, isso já não pode mais.
E ainda no 6.5 podiamos escolher entre agrupar as mensagens ou deixar todas com nome e hora de envio, e eu particulamente prefiro assim. Mas no 7 agora é obrigatorio o agrupamento.
O ICQ tem ficado cada vez pior, essa é a verdade, mas ainda prefiro ele ao famoso MSN.
e se lembro 615133583
Tô On
Eu gostava muito do ICQ. Principalmente a Versão 2003! As outras, depois que a AOL meteu os dedos, no meu ver só estragaram o programa. O ICQ 2003 tinha ferramentas e aAddons muito interessantes, como um addon VOIP (tipo skype só que pago), um tipo de chat que você ia digitando e as letras iam aparecendo na tela da outra pessoa no mesmo instante. Eu gostava do recurso de busca aleatória do ICQ. Lembro que batia papo com chineses, russos, italianos e etc (em inglês, é claro!). Mas que nas versões posteriores não haviam mais esses recursos. Cheguei a testar as outras versões, mas pelo fato de ser em inglês e do MSN (sic) vir instalado por default, acabei ficando com minha lista toda of-line. Eu ouvia de meus amigos: “Ah mas o ICQ é inglês e difícil de instalar, o MSN já vem instalado e é em português!” – Papo de preguiçoso, sabe “cumé” né? Portanto fui obrigado a abandoná-lo com uma imensa dor no coração e a usar essa bost… de MSN!
Mas quem sabe a Mirabilis ressurja das cinzas e retome seu ICQ de volta oa seu lugar de direito!!! 🙂
Haha. O que eu gostava no ICQ é que dava pra ter conversas aleatórias com pessoas ao redor do mundo inteiro. Falava com gente dos EUA, Inglaterra, Russia, etc. Hoje em dia esse negócio de conversa aleatória só dá em pornografia. :/ Meu UIN era(é) 34231762
78081148
Adorava o ICQ, e nunca entendi pq meus amigos migraram para o – insuportável – MSNLixoMessenger. Não havia lógica para mim: mudar uma coisa que funciona perfeitamente para uma coisa suspeita, cheia de alertas, propagandas, mais pesado, mais lento, mais irritante, mais frescura, e ainda ter o trabalho – ou retrabalho – de adicionar amigos.
Na verdade, nunca entendi, mas blz. Continuo usando ICQ, mesmo as vezes fico sozinho online.
Eu uso pidgin para linux, mas tem para Win tb. Assim, pode estar logado no ICQ, MSNLixoMessenger, e outros serviços semelhantes, como Gtalk.
ICQ – Oh-Oh.