Hoje a Google lançou o Google Chrome, o mais novo navegador de Internet do mercado que já conta com vários navegadores mas que ainda é dominado pelo Internet Explorer.
Já estou utilizando o navegador há algumas horas e as minhas primeiras impressões sobre esse novo navegador são as melhores possíveis.
A interface do navegador é muito bonita, limpa e prática. Sem muitas frescuras e, pelo visto, muito produtiva. A grande diferença que notei em relação aos outros navegadores no quesito interface é que o Google Chrome posiciona as abas acima da barra de endereços.
Outra grande vantagem é o gerenciamento de cada aba do navegador como um processo separado. Isso significa que à cada aba que você abre é como se estivesse abrindo outra instância do navegador separadamente, logo, se der “pau” em alguma aba específica, você não precisará fechar todas as páginas abertas pois você tem a opção de fechar somente a aba problemática e continuar com todas as outras abertas. Isso de fato é muito vantajoso para quem costuma ficar com várias páginas abertas ao mesmo tempo. Já passei por algumas situações complicadas utilizando o Firefox e o Opera pois quando uma página dava problemas, eu tinha que fechar todo o navegador e, dessa forma, perder as abas já abertas ou então tentar recupera-las antes que todo o navegador travasse novamente.
Um fator que me impressionou muito foi a velocidade para abrir páginas. Eu ainda não fiz o teste completo para saber qual o mais rápido, mas a velocidade do Google Chrome em abrir páginas, se não ultrapassa a do Opera, é bem semelhante.
Os aplicativos do Google como o Google Maps, GMail, Google Docs e outros agora podem atalhos diretamente no seu desktop, menu iniciar ou barra de inicialização rápida, permitindo que você vá direto ao local desejado sem que precise ficar digitando a URL e nem procurando nos favoritos. As aplicações também abrem como se fossem programas dedicados, pois não possuem a barra de endereços.
Eu não sei se foi impressão minha, mas o Gmail, o Google Maps e o Google Docs funcionaram melhor aqui no Google Chrome do que nos outros navegadores que utilizo. Me parece que a experiência ao utilizar essas aplicações do Google ganharam um upgrade com esse novo navegador. O Google Docs, por exemplo, ficou muito mais leve para abrir e abriu muito mais rápido do que no Firefox, Internet Explorer e Opera, sendo que esse último ainda não acessa corretamente o Google Docs.
Agora vou falar um pouco sobre o recurso que me fez colocar o Google Chrome definitivamente como navegador padrão no meu computador. Com ele é possível gerenciar cada processo dentro de uma página e isso funciona mais ou menos assim: digamos que você abra uma página que contenha 3 banners em flash mais um vídeo do Youtube ao mesmo tempo. Cada um desses processos podem ser interrompidos à qualquer momento de forma bastante fácil utilizando-se o gerenciador de tarefas do próprio Google Chrome, ou seja, se você está numa página repleta de propagandas em flash e não deseja ver essas propagandas, basta fechar o processo relativo à propaganda e a propaganda deixará de ser exibida no seu navegador. Isso é especialmente útil para pessoas como eu, que tem um computador não tão potente e, principalmente, para pessoas que tem computadores com placa de vídeo onboard, pois o processamento de banners em flash geralmente “come” bastante do processamento da máquina.
A Janela Anônima é um recurso de grande valia para aquelas pessoas que utilizam o computador compartilhado com outras pessoas e querem acessar sites (ham… ham… ) “diferentes”, pois quando se utiliza a Janela Anônima, nenhum dado da navegação feita nessa janela é salva no computador, ou seja, não fica nada registrado no histórico do computador e nem nos arquivos de cache. Isso significa que o endereço “daquele” site que você está acessando não vai ficar gravado no navegador e que também nada do que você fizer durante a navegação na Janela Anônima vai ficar registrado no computador, a não ser, é claro, pelos downloads que você fizer, isso fica salvo no computador exatamente como nas janelas normais.
Até o momento não tenho nada a reclamar do Google Chrome e acho que esse navegador cairá facilmente no gosto popular pois a simplicidade de uso e a elegância da interface chamam bastante atenção.
Quer experimentar esse novo navegador? Faça o download agora mesmo.
Trackbacks/Pingbacks