Antigamente quando era necessário fazer algum retoque nas fotos digitais era necessário ter conhecimento específico de algum software e, automaticamente, possuir a licença de algum programa para fazer a correção nas fotos, o que, obviamente, não estava ao alcance de nós, meros mortais, fotógrafos de final de semana e possuidores de máquinas digitais (ou analógicas) do tipo hobby.
Felizmente hoje existe à nossa inteira disposição e grauitamente dois programas bastante competentes para fazer esses ajustes nas fotos de forma muito fácil e prática, trata-se da Galeria de Fotos do Windows Live e do Google Picasa.
Os dois softwares possuem praticamente o mesmo objetivo que a organização das fotos no computador do usuário e a publicação de fotos em espaços gratuitos na Internet.
Galeria de Fotos do Windows Live
É um excelente software para tratamento de imagens, embora possa parecer um pouco complicado no início, depois de algumas horas de uso fica claro como é fácil utilizar os recursos desse programa. Dois recursos desse programa me chamaram bastante a atenção. O primeiro deles é a correção para fotos embassadas ou tremidas. É simplesmente incrível como esse programa pode transformar fotos embassadas em fotos bastante nitidas sem que fiquem com aquele aspecto de “foto falsificada”. É claro que dosar a “nitidez” da foto é necessário, mas mesmo assim o resultado final em 80% dos casos é muito bom, só tive problemas com fotos que tinham muito ruído pois nesse caso fica realmente complicado realçar somente a parte embassada da foto, excluindo o ruído.
Outro recurso que me chamou bastante atenção foi a facilidade e precisão ao se criar uma foto panorâmica utilizando várias fotos em série. Escrevi sobre isso nesse post onde você poderá ver mais detalhes de como ficam as fotos panorâmicas e como obtê-las.
Google Picasa
Também é um excelente software para tratamento de imagens e fotos digitais e o uso do programa é bastante simples e descomplicado. Para quem possui conta no Blogger o Picasa tem a opção de publicação da foto diretamente no seu blog bastando que, para isso, você apenas informe o nome de usuário e a senha da sua conta. Tudo muito prático. A correção de fotos do Picasa também é muito competente, embora não haja (ou pelomenos eu não achei) a opção de corrigir fotos embassadas ele possui outra correção bem interessante. Sabe aquelas fotos que quando você vai olhar no computador percebe que ficou meio torta para a direita ou para a esquerda? Então… no Picasa é muito simples corrigir esse tipo de problema e deixar a foto como se estivesse retinha.
Quanto à efeitos que podemos adicionar às fotos, o Picasa dá um show à parte. Ele possui uma série de efeitos pré-definidos que dão um belo toque artístico nas imagens deixando-as bastante elegantes e interessantes. Dentre eles eu posso citar a correção de olhos vermelhos, aplicação dos efeitos sépia, ajuste de foco central (onde somente uma parte da foto ficará nítido e o restante embassado), preto e branco e vários outros muito interessantes.
Outro recurso que me chamou bastante a atenção no Picasa foi a criação de um painel fotográfico para impressão, ou seja, à partir de qualquer foto você poderá criar um poster impresso em tamanho grande juntando várias partes de uma mesma foto. Basta você escolher a foto, escolher a opção para criar um poster, selecionar o tamanho do poster em relação ao tamanho da foto e o Picasa automaticamente irá gerar a quantidade de páginas necessárias para a criação desse poster. Depois basta imprimir, juntar as partes e fazer aquele poster gigante com a foto que você escolheu.
Conclusão
Os dois programas se completam. Se fosse tudo reunido em um único programa é claro que seria bem melhor pois o que falta em um você encontra no outro.
É claro também que estou falando aqui de pequenos retoques e correções nas fotos digitais, nada de montagem profissional de fotos nem algo parecido.
Os dois programas possuem a função de enviar a foto para seus respectivos armazenamentos online, ou seja, o Picasa envia para o Picasa Web, o álbum de fotos online da Google e a Galeria de Fotos do Windows Live publica a foto no Live Spaces.
Se você possui uma câmera digital um dia vai precisar de um dos dois programas para fazer pequenos retoques (ou, quem sabe, dos dois programas).
Para fazer o download, os links encontram-se abaixo:
Google Picasa – http://picasa.google.com
Galeria de Fotos do Windows Live – http://get.live.com/photogallery/
Fala Guilherme, eu já uso o picasa faz um tempo, estou gostando muito da ferramenta. E como você mesmo disse, tem a vantagem de ser freeware, que facilita bem a vida! Parabéns pelo post!
Caro Lucas, muito obrigado pelo seu comentário.
Realmente o Picasa é muito bom para o ajuste de fotos e facilita em muito a vida de quem não tem conhecimento ou disponibilidade para utilizar uma ferramenta profissional. Para os retoques mais comuns nas fotos o Picasa é excelente!
Experimente também a Galeria de Fotos do Windows Live pois, como eu disse no post, os dois softwares se completam. O que você tem de recursos em um deles não tem no outro e as ferramentas do Windows Live são muito boas, principalmente as ferramentas para montagem de fotos panorâmicas.