ripIE6

Foi publicado na Internet um site muito interessante no qual é mostrada a sepultura do IE6, um navegador que, por anos, dominou o mercado de navegadores mas que infelizmente hoje só atrapalha a vida de todos ao invés de trazer algum benefício.

Lançado em agosto de 2001 juntamente com o Windows XP (que também reluta em fincar sua sepultura), o Internet Explorer 6 foi o dono absoluto do mercado de navegadores até Outubro de 2006, quando foi lançado seu sucessor, o Internet Explorer 7.

O grande “problema” da história toda é que, como o Internet Explorer 6 é o navegador que já vem instalado no Windows XP e, até hoje, o Windows XP tem grande aceitação no mercado, muitos ainda o utilizam e isso se tornou um verdadeiro inferno na vida dos desenvolvedores web e uma verdadeira alegria na mão dos desenvolvedores e distribuidores de malwares em geral.

O inferno para os desenvolvedores web

O Internet Explorer 6 é um navegador completamente obsoleto e, para piorar a situação, não aceita a maioria dos padrões para desenvolvimento web e possui várias falhas na leitura de arquivos CSS, que são folhas de estilo que determinam a aparência de uma página na tela do seu computador, o que faz com que, ao se desenvolver um website, o desenvolvedor tenha que fazer várias gambiarras para que o Internet Explorer 6 leia corretamente o arquivo de folha de estilos e apresente a página em sua tela da mesma forma que um navegador decente o faz.

Outro problema do Internet Explorer 6 é a incompatibilidade com o canal Alpha dos arquivos PNG, que é um tipo de imagem criado em 1996 para substituir o GIF. Os arquivos PNG possuem um canal Alpha onde é possível determinar o nível de transparência de um determinado elemento da imagem, porém como o Internet Explorer 6 não entende esse tipo de informação, ele simplesmente ignora a informação do canal Alpha e exibe a imagem como se fosse um arquivo qualquer, sem qualquer transparência ou translucidez.

O parque de diversões dos desenvolvedores e distribuidores de malwares

Devido ao seu alto grau de penetração (ui!) no mercado de navegadores, o Internet Explorer 6 foi exaustivamente explorado por programadores mal intencionados que descobriram facilmente várias e várias brechas de segurança no navegador e se utilizam hoje dessas brechas de segurança para distribuir vírus, spywares e todo tipo de malware na Internet.

Embora a Microsoft tenha lançado várias correções para os problemas graves de segurança do Internet Explorer 6, é praticamente impossível transforma-lo em um navegador seguro. Várias falhas de segurança já foram corrigidas mas o navegador continua sendo a mina de ouro dos programadores mal intencionados que ainda conseguem explorar várias brechas de segurança do Internet Explorer 6 para distribuir seus arquivos maliciosos.

Será que estou utilizando o Internet Explorer 6?

Saber a resposta para essa pergunta é muito fácil. Basta que você clique no menu “Ajuda” do seu Internet Explorer e vá até a opção “Sobre o Internet Explorer”. Você verá uma tela parecida com a imagem abaixo que indicará a versão do seu Internet Explorer:

ie6_sobre

Caso a sua versão do Internet Explorer comece com o número 6, sim, você está utilizando uma versão completamente obsoleta do navegador e, com isso, estará se sujeitando a vários tipos de perigo encontrados na Internet.

O que fazer?

Para se proteger desses “ataques” ao Internet Explorer 6 é bastante simples, basta que você atualize o navegador para uma de suas versões mais recentes (Internet Explorer 7 ou Internet Explorer 8).

Outra dica, é dar uma olhada no artigo que eu escrevi sobre qual navegador utilizar e decidir-se por algum outro navegador que seja do seu agrado, fazer o download e instalar em seu computador.

O importante disso tudo é que, independente do navegador que você utilize, certifique-se sempre de estar utilizando a versão mais recente pois as atualizações dos navegadores hoje garantem, principalmente uma maior segurança para que você possa navegar cada vez mais tranquilo na Internet.