Nos últimos tempos venho notado que muita gente tem buscado informações sobre como fazer acesso root em seus aparelhos com Android, o problema é que poucos sabem a real dimensão de um acesso root e as desvantagens e perigos em ter acesso root liberado em um smartphone.
Neste artigo falarei das vantagens, desvantagens e perigos reais de se ter acesso root liberado em seu smartphone com Android e, depois de ler este artigo, você mesmo irá decidir se deseja ou não correr os riscos de ter o seu smartphone com tantos recursos liberados para uso por qualquer aplicativo do sistema.
O que é o tal acesso root
Pra início de conversa, vou tentar explicar aqui em poucas palavras o que vem a ser esse tal “acesso root” no Android.
O Android é um sistema operacional baseado em Linux e o root é o superusuário do Linux, um usuário que tem acesso à qualquer parte do sistema, inclusive partes sensíveis de configuração e customização do sistema como um todo. Basicamente o usuário root dentro de um sistema Linux tem permissões para fazer tudo o que quiser, até mesmo remover partes essenciais do sistema (o que fará com que o sistema deixe de funcionar).
Em um smartphone com Android, o usuário root tem acesso total ao sistema e isso inclui, claro, os seus dados pessoais mais sensíveis como fotos, contatos do cartão sim e tudo mais que você possa imaginar. Atrelado a isso, o usuário root dentro de um sistema Android tem permissão para fazer o que quiser da forma que desejar dentro do sistema.
Perigos do acesso root
Como agora vocês já sabem do que se trata o usuário root em um sistema Linux e, automaticamente, em um sistema Android, vamos aos perigos reais que você pode correr tendo acesso root liberado em seu smartphone com Android.
Em primeiro lugar, como já foi dito, o usuário root pode ter acesso ao que bem desejar dentro de um sistema Android e, sendo assim, é possível que alguém mal intencionado faça um aplicativo que fique captando de forma anônima os dados que você envia e recebe via SMS e, de posse desses dados, enviar todas as suas conversas SMS para algum e-mail ou servidor pré-configurado pelo desenvolvedor do aplicativo malicioso. É possível também que as suas ligações telefônicas sejam completamente monitoradas, fornecendo ao desenvolvedor malicioso as datas e horários de suas ligações, números de telefones dos interlocutores e até mesmo o conteúdo dessas conversas, que podem sem nenhum problema serem gravadas e enviadas para um servidor remoto. É possível também que um desenvolvedor mal intencionado utilize-se de algum código para sair deliberadamente cadastrando o número do seu celular naquelas redes de anúncios que cobram mensalmente dos usuários por conteúdos sem qualquer utilidade.
Você deve estar se perguntando se não é possível ter algum controle sobre isso e a resposta não poderia ser mais clara: NÃO!
Exatamente, isso tudo pode ser feito sem o seu conhecimento no seu próprio telefone somente pelo fato de você ter concedido acesso de root à um aplicativo. O mais interessante é que isso pode ser feito de forma transparente, ou seja, você simplesmente não vê o que está acontecendo no telefone pois como o aplicativo tem acesso total e irrestrito ao sistema, ele pode também ser configurado para fazer tudo de forma que não apareça nenhuma mensagem na tela do seu smartphone.
Outro perigo é você mesmo instalar algum programa que exija esse tipo de acesso e, inadvertidamente, alterar configurações sensíveis do sistema como o clock do processador do seu smartphone, fazendo com que o smartphone sofra superaquecimento e até mesmo tenha o seu processador danificado por conta deste “pequeno” ajuste.
Devo lembra-los também que caso você faça uma alteração deste tipo no seu telefone, a garantia automaticamente será anulada pois é impossível garantir a integridade de um smartphone onde um aplicativo possa alterar as configurações dessa forma.
Vantagens do acesso root
Bom, se mesmo depois de ler tudo à respeito dos perigos do garantir permissão de root irrestrita no seu smartphone você quiser fazer essa alteração no seu sistema a única vantagem é que você poderá ter acesso irrestrito ao seu smartphone, podendo alterar configurações e formas de execução do sistema. Alguns aplicativos, inclusive, necessitam de permissão de root para que sejam executados corretamente porém aí caímos mais uma vez na questão dos perigos em conceder permissões irrestritas a um aplicativo.
Já que estão aqui à procura de informações darei a minha opinião sincera sobre esse tema: se você não for um desenvolvedor ou alguém que REALMENTE ENTENDA sobre o sistema Android e sistemas Linux NÃO FAÇA root no seu sistema. Você poderá se arrepender amargamente de fazer isso apenas por fazer.
Eu pesei os prós e contras antes mesmo do Guilherme escrever este artigo, e após uma rápida conversa com ele no msn, decidi não fazer. Pra quem quiser, o msn dele é [email protected]. Ele diz que o 27 não é a idade.
Procurava informações pra fazer hoot no meu galaxy, mais porque queri desisntalar alguns aplicativos que não me fazem diferença nenhuma… mas depois do artigo vou deixar assim mesmo, eles ficm ali e eu continuo com a garantia e nenhuma surpresa desagradável!
ps… que msn mais tosco (se é que é verdade), mas o pior é que se for uma numeração para distinguir dos outros já existententes, tem mais 27 que tiveram a mesma ideia mocoronga… shiahsiahsiahaishaishai