nokia-e51 Mais uma vez troquei de celular… a coisa está virando rotina. Dessa vez eu peguei um Nokia E51, um Smartphone que para muitos já está velho e decadente, mas para mim, que nunca tive um Smartphone, está de bom tamanho.

A primeira coisa que me chamou atenção no Nokia E51 foi o design. As características dele é de um telefone celular comum e, os que não conhecem, podem até achar que o telefone é bem velho por conta do tamanho do bixinho. Apesar do tamanho do aparelho, ele é bastante fino e isso me agradou bastante pois não há nada mais desagradável do que carregar um tijolo no bolso, além, é claro, da elegância do aparelho. As teclas são bastante confortáveis e até agora, com menos de uma semana de uso, ainda não tive qualquer dificuldade em sua utilização.

Pode ser que eu esteja falando um pouco de besteira aqui por ser meu primeiro Smartphone, mas realmente as funcionalidades do aparelho são incríveis. Ainda não instalei muitos programas nele porque isso vai acontecer de acordo com a necessidade, mas até agora os aplicativos que vieram instalados nele estão de bom tamanho e estou gostando muito da coisa toda.

Conectividade

A Nokia realmente fez um trabalho muito bom nesse celular em se tratando de conectividade. Nele estão presentes os seguintes tipos de conexão:

  • USB – Com uma entrada Mini-USB, o que me deixou muito feliz. Odeio carregar milhões de cabos quando preciso viajar e o Mini-USB eu já carrego para a câmera digital, o MP3 Player e, agora, para o celular.
  • Infravermelho – Apesar de ser um tipo de conexão que já está caindo em desuso, ainda acho a conexão via Infravermelho uma boa pois é possível, por exemplo, instalar um aplicativo de Controle Remoto que é muito útil em bares que insistem em tocar músicas chatas.
  • Bluetooth – Seria uma sacanagem lançar um celular desse porte com conexão via infravermelho e não colocar Bluetooth. O pessoal da Nokia deve achar a mesma coisa e colocou conexão via Bluetooth nesse celular.
  • Wi-Fi – Ponto para a Nokia. O Wi-Fi desse aparelho impressiona pelo alcance de sua antena. A velocidade de conexão também não deixa nada a desejar, não senti nenhuma diferença de velocidade comparando a conexão do E51 e um Notebook.
  • 3G – O Nokia E51 possui conexão 3G HSDPA e permite que você faça chamadas de voz e navegue na Internet ao mesmo tempo. Infelizmente o aparelho não possui uma segunda câmera para efetuar chamadas de vídeo, mas eu creio que essa funcionalidade não vai pegar muito no Brasil e eu não sei porque as operadoras insistem em promover as chamadas de vídeo como carro chefe da conexão 3G.
  • Quad Band – O Nokia E51 é quadband. Isso significa que você poderá utilizar o chip GSM de qualquer operadora do Brasil sem problemas, desde que o seu celular seja desbloqueado.

Só senti um pouco de falta da conexão de Internet via Bluetooth ou USB, pode parecer besteira, mas às vezes faz falta, principalmente quando se tem apenas um computador pra utilizar em casa.

Usabilidade

Como sempre, a Nokia dá um show de usabilidade e com esse celular não poderia ser diferente. O aparelho é super simples de ser utilizado, as teclas são ótimas, os menus são bastante claros e intuitivos e, ainda por cima, o sistema operacional do celular, o Symbian, é multi-tarefas e facílimo de mexer. O ruim é que sempre preciso verificar se não esqueci nada aberto pois, como todos devem saber, isso consome bateria extra. E por falar em bateria, vamos à ela.

Bateria

Sensacional! A duração da bateria é simplesmente incrível. Já estou há quase uma semana com o aparelho e só fiz uma carga na bateria. E olha que eu fucei muito no celular, afinal, estou em fase de aprendizado.

A bateria desse aparelho ainda é do tipo Li-Ion (Íons de Lítio) que não sofrem do “efeito memória”, ou seja, essa beteria não “vicia” e pode ser carregada à qualquer momento, de preferência antes de chegar ao final da carga.

Câmera

A câmera desse celular é de 2MP e possui uma boa qualidade. Muitos podem chiar falando que o aparelho poderia ter uma câmera melhor mas a minha opinião é que se você quer fotos de boa qualidade, compre uma câmera digital e deixe o celular em paz. Para quem precisa de câmera em celular, como eu ou que simplesmente quer ter uma câmera sempre à mão para registrar flagras, 2MP está de bom tamanho e a qualidade das fotos tiradas pelo E51 é ótima.

Outra qualidade desse aparelho é que, para fazer vídeos, o limite do vídeo é o seu cartão de memória. Você pode configurar a câmera para gravar até esgotar o espaço do cartão.

Armazenamento

O celular possui 128Mb de memória interna e possui entrada para cartões MicroSD de até 4Gb. O gerenciador de arquivos padrão do Symbian é muito bom e os menos organizados ainda contam com um sistema de busca onde você pode encontrar seus arquivos, contatos, entradas de calendário e afins.

Viva-Voz

Felizmente esse celular possui um viva-voz de boa qualidade. Esse recurso foi um dos principais motivos de eu ter me decidido a abandonar meu bom e velho LG MG320c que pecou gravemente por não possuir esse recurso de grande utilidade.

VoIP

A Nokia realmente pensou em tudo ao fabricar esse aparelho pois além de todas as funcionalidades dele, por padrão ele ainda tem um aplicativo para VoIP onde você poderá configurar a sua conta SIP no próprio celular para receber e efetuar ligações utilizando sua conta VoIP através da sua conexão 3G ou através da conexão Wi-Fi.

Por enquanto é isso que tenho à dizer à respeito do Nokia E51 e, como eu disse, estou utilizando o aparelho a menos de uma semana e assim que aparecer mais alguma coisa que valha a pena, postarei aqui para que vocês tenham mais informações à respeito desse aparelho.

Caso alguém tenha alguma informação à acrescentar, fique à vontade para postar nos comentários.