Resolvi atualizar o meu Android saindo da versão 2.2 (Froyo) para a versão 2.3.4 (Gingerbread) através do CyanogenMod disponibilizada pelo MadTeam e, apesar dos pequenos problemas ainda não resolvidos pelo time de desenvolvimento, até agora eu só ví benefícios após da mudança.
A primeira mudança que já me deixou muito contente após a instalação é que, de fato, o Android Gingerbread roda muito melhor no Galaxy 5 do que a versão anterior, Froyo. Depois que atualizei o meu aparelho as coisas parecem que “fluem” muito melhor nele; a rolagem de tela está mais suave, os aplicativos e jogos pararam de travar e o celular parou de recarregar o laucher toda vez que eu saía de um aplicativo qualquer, por menos memória que o aplicativo consumisse.
Antes de você querer atualizar o seu aparelho também é importante ter em mente algumas coisas que são de veras importante e devem ser levadas em consideração caso você decida mesmo atualizar o seu aparelho com uma versão não oficial do Android.
- O seu aparelho perderá a garantia, ou seja, se o aparelho parar de funcionar você vai ter que pagar o conserto (se houver) por sua própria conta;
- A versão atual (7.1 RC1) ainda está em desenvolvimento e ainda possui alguns problemas que serão resolvidos com o tempo, isso significa que você estará disposto a conviver com alguns bugs até que os desenvolvedores resolvam os problemas e, acredite, apesar de gostarem muito do que fazem eles tem mais o que fazer e não há data prevista para que eles resolvam todos os problemas;
- Todo o procedimento para atualização deve ser feito por sua conta e risco e existem possibilidades de o seu aparelho virar um peso para papel caso você faça algo errado. Ninguém vai te dar outro celular se você fizer algo errado aí.
Se mesmo assim você deseja atualizar a sua versão do Android para uma versão não oficial que ainda não está finalizada, vamos em frente e vou dizer aqui mais uma vez: Eu não tenho nada com isso, se você for mesmo atualizar estará fazendo por sua própria conta.
O primeiro passo para a atualização é baixar todos os arquivos e aplicativos necessários para a atualização e você vai precisar dos seguintes aplicativos e arquivos:
- Odin – É o programa responsável por dar o flash no seu celular;
- ClockworkMod – A partir da versão 0.9 do CyanogenMod (que é a ROM que estou utilizando) a instalação é feita via clockworkmod, e o Odin só é necessário para instalar o ClockworkMod.
- Arquivos da ROM – Você vai precisar do arquivo da ROM propriamente dita; um arquivo chamado “europa.ops” (não me perguntem pra quê isso, só sei que é necessário); os patches da ROM atual, caso existam; O arquivo de instalação do Google Market.
Como eu não pretendo aqui reinventar a roda, vou entregar para vocês de bandeja um link com tutorialzinho esperto em vídeo que um camarada muito legal fez ensinando direitinho como instalar isso tudo: Tutorial Instalando Android 2.3 (Gingerbread) no Galaxy 5 v0.7 ou +. Eu segui os passos aí direitinho e fiz a atualização do meu em menos de 10 minutos. Perceba que os arquivos da ROM e os patches que ele utiliza nesse vídeo estão desatualizados então é interessante que você baixe as novas versões no fórum oficial do MadTeam.
Se antes de atualizar a versão do seu Android você quiser bater um papo sobre a atualização, benefícios e problemas, tem um tópico criado no Fórum InfoDicas somente sobre esse tema.
Quais funções não funcionaram/funcionaram parcialmente, @eulergui?
O GPS deu uma piorada, a rotação da tela precisa ficar desligada por causa do consumo excessivo de bateria, a Rádio FM também não funciona e nem o menu do chip GSM.
A propósito, se você estiver pensando em instalar no celular da sua filha, ainda não é o momento… a ROM ainda está dando uns probleminhas de vez em quando que podem deixar um usuário “comum” frustrado (pelo menos no Galaxy 5… no Galaxy S eu não sei como andam as coisas).
Acho até que no caso da sua filha o melhor é aguardar a ROM oficial da Samsung e só partir pra uma ROM alternativa caso a Samsung entrar numas de não lançar o Gingerbread pro Galaxy 5 e, mesmo assim, depois que a ROM estiver completamente estável.
Veja só: a ROM pro Galaxy S não supera a do 5 em nada. O motivo, ao meu ver, é simples: existem muitos Galaxy 5, e o desenvolvimento da ROM dela está muito mais avançada por isso, e também por ser um celular lançado há mais tempo, o que dá a ROM uma maturidade maior, obviamente.
Testei mas não dá. É rápida … e só. O rádio eu até fico sem mas perder a câmera não dá.
Quebra um galho principalmente para pequenos registros em vídeo quando não se tem uma câmera de verdade a mão. Resumo : Seria o primeiro Android sem Rádio e sem Câmera existente. Alguém compraria?haha
Não, prefiro ter o celular do jeito que comprei , com os recursos que comprei. Mesmo que seja um rádio que quase não uso e uma câmera fraca mas que ajuda dependendo do momento. Fora outros bugzinhos.
Mas o pessoal dos joguinhos gosta.
Mas a câmera está funcionando corretamente nessa versão mencionada no post, só o radio que realmente não funciona. A câmera, inclusive funciona melhor que na versão que veio instalada nele. E quanto aos erros, realmente tem alguns erros mas isso é compreensível em uma versão que não está acabada.
cara muito bom esse site, tutorial, video, etc… ta funcionando perfeitamente o meu celular nesta nova versao, vlw mesmo!
Fala Guilherme, blz?! Primeiro parabéns.. muito bom o tutorial..
Agora a pergunta: o post é de julho, tem novas atualizações??? Obrigado!
Olá Danilo, tudo bem? Sim, de Julho pra cá já houve muitas atualizações no CyanogenMOD e inclusive foi lançada uma versão estável dessa ROM para o Galaxy 5 que está extremamente rápida e com vários recursos interessantes.
Dê uma olhadinha no fórum oficial dessa ROM: http://goo.gl/2tZnX