Como é de conhecimento geral, hoje em dia está cada vez mais difícil um usuário leigo navegar na Internet por algumas horas e manter o computador à salvo da maioria das pragas virtuais e as famosas barrinhas de propaganda que são instaladas no navegador, porém, nem tudo está perdido nesse mar de propagandas que virou a Internet. Já escrevi aqui sobre a importância de sempre fazer o download de programas para o seu computador diretamente dos sites oficiais e nunca, NUNCA utilizar sites como o Baixaki, Superdownloads e outros tantos que existem por aí. Grande parte deles utilizam-se de formas, no mínimo questionáveis para instalar programas em seu computador que certamente transformarão a sua vida em um verdadeiro caos.
Se você chegou ao ponto de ter que utilizar a Vacina Contra Pragas Virtuais que foi publicada aqui no InfoDicas, tenha em mente que os programas continuam instalados aí no seu computador, só não foram removidos ainda. Alguns deles você pode remover indo até o Painel de Controle do Windows, em “Programas e Recursos” ou “Adicionar/Remover Programas” caso ainda utilize o famigerado e caduco Windows XP.
Para remover a maioria dos programas indesejáveis, porém, recomendo a utilização do Malwarebytes, um programa bastante eficiente que remove quase que totalmente a maioria das pragas virtuais que existem hoje, incluindo aquelas indesejáveis barrinhas, página inicial alterada no navegador e outros incômodos digitais.
Vale lembrar que o Malwarebytes possui duas versões, uma versão grátis onde ele NÃO fica ativo no sistema o tempo inteiro e você precisa executar o escaneamento manual do computador e uma versão paga, que essa sim possui proteção em tempo integral. A versão paga custa cerca de R$ 80,00 por ano e vale muito a pena, principalmente se você não tem muita experiência no uso do computador e quer deixa-lo livre dessas pragas o maior tempo possível.
Para fazer o download do programa vá até o site oficial clicando neste link.
Em minhas experiências, o malwarebytes removeu com facilidade cerca de 99% das pragas que existiam e um computador que, diga-se de passagem, não era levado para a manutenção há mais de 1 ano, sendo assim, acho que ele se saiu muito bem nos testes.
Trackbacks/Pingbacks