Outro dia estava navegando pela Internet tranquilamente quando cai em um site bastante conhecido que supostamente explicava o motivo da conexão sem fio cair toda vez que toca o telefone sem fio. Como já tive esse problema, resolvi assistir ao vídeo para conferir se a resposta que eles estavam fornecendo batia com a que eu consegui encontrar na época que esse problema tanto me irritou e, para a minha surpresa, foi um dos vídeos menos explicativos e mais vazios que já vi em toda a minha vida. Não vou citar aqui o site que publicou o vídeo pois a intenção deste post não é denegrir a imagem de ninguém, mas sim explicar o que causa esse problema e como evita-lo.
Em primeiro lugar é preciso entender que todo aparelho que transmite qualquer informação através de ondas de rádio ou microondas funciona em uma determinada frequência. Isso pode ser notado claramente através dos rádios AM e FM que, para que você sintonize alguma rádio, é necessário primeiro achar a frequência dela. As rádios FM, por exemplo, utilizam as frequências de 87,5 Mhz à 108 Mhz, já os telefones celulares trabalham, se não me engano, com frequências de 850 Mhz a 2100 Mhz (ou 2,1 Ghz), o que nunca veio a interferir nas conexões Wi-Fi que geralmente trabalham em frequência de 2,4 Ghz (ou cerca de 2400 Mhz).
Como já disse, os roteadores Wi-Fi mais comuns trabalham com a frequência de 2,4 Ghz (ou cerca 2400 Mhz), a mesma frequência utilizada por alguns aparelhos de telefone sem fio mais modernos, e é este choque de frequências que faz com que a sua conexão Wi-Fi seja interrompida toda vez que o telefone sem fio toca em sua casa, pois para que o monofone (a parte do telefone sem fio que você utiliza) entre em funcionamento, é preciso que a base emita um sinal na frequência de 2,4 Ghz para que o sinal telefônico seja transmitido até o monofone.
Felizmente nem tudo está perdido e você não vai precisar trocar de roteador e nem de telefone sem fio pois dentro da frequência utilizada pelos dois aparelhos existem vários canais de comunicação e basta configurar o seu roteador para funcionar em outro canal de comunicação para que os dois aparelhos operem normalmente sem que um interfira na vida do outro. É por isso que em alguns lugares o problema nunca existiu e em outros lugares o problema tira o sono de quem está utilizando a Internet e tem a conexão interrompida frequentemente.
Pois bem, quem regula (ou deveria regular) essa distribuição de frequências é a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, mas sabe-se lá porque cargas d’água a ANATEL liberou para venda no Brasil 2 aparelhos distintos utilizando a mesma frequência de comunicação sem qualquer aviso de que a presença desses dois aparelhos no mesmo ambiente pode fazer com que um atrapalhe o sinal do outro.
Caso você não tenha um telefone sem fio em casa ou qualquer outro aparelho emitindo sinais na frequência de 2,4 Ghz e mesmo assim tem a conexão interrompida de vez em quando, é bem capaz que algum vizinho seu tenha um aparelho de telefone sem fio que esteja influenciando a sua conexão Wi-Fi, pois estes aparelhos hoje possuem um sinal muito forte e, casualmente, podem causar interferências em outros ambientes devido ao seu longo alcance.
Como Configurar o Canal do Roteador
Infelizmente eu não tenho aqui todos os modems e firmwares disponíveis para fazer um tutorial personalizado para cada caso, porém é bastante fácil encontrar, nas configurações do modem, a opção de configurações wireless. Aqui utilizo um modem Intelbras WRG 240E e as configurações estão disponíveis através do menu “Básicas >> Wireless >> Configurações” e tem a seguinte aparência:
Note que aqui eu selecionei o canal 6 para que o problema fosse resolvido, porém cada caso é um caso e, caso o problema não seja resolvido, basta você ir trocando de canal, salvando as configurações e reiniciando o modem até achar um canal que não dê conflito com o seu aparelho de telefone sem fio ou com qualquer outro aparelho que possa atrapalhar a sua conexão.
Aqui eu tenho disponíveis os canais de 1 a 13, porém essa configuração pode variar de modem para modem.
Informação Importante
Uma vez configurei o meu modem no canal 13 e a máquina que tenho aqui com Windows XP simplesmente deixou de reconhecer a conexão, notei então que na maioria dos modems estão disponíveis apenas os canais de 1 a 11, então, para evitar quaisquer problemas relativos ao desaparecimento da conexão é seguro configurar nos canais apenas de 1 ao 11. Ainda não consegui achar uma explicação para que o Windows XP deixasse de reconhecer a conexão quando configurado no canal 13, mas assim que achar a explicação eu faço um post aqui sobre o assunto.
Essa informação me ajudou muito…meus problemas com minha rede sem fio acabaram. Agora atendo meu telefone e minha conexão continua sem problemas.
Muitos obrigado!!!!
Obrigada pela excelente dica. Tive este problema em casa e a NET não dá suporte por ser relacionado ao Router e nao ao modem.
Seria bom se eles incluissem esta instrução aos seus atendentes…
Valeu!~
Muito bom! Aqui estava acontecendo o mesmo problema, troquei o canal e agora não interfere mais.
Obrigado
Aqui em casa acontece o mesmo. O problema é que já troquei todos os canais… e nada! Continuo vendendo o almoço para comprar a janta, ou seja, quando minha irmã fala ao telefone não consigo usar meu notebook.
Será que estou fazendo algo errado?
Por favor me ajudem!
Muito bom, mas só pra quem tem paciencia….rs
fiz o indicado, possuo um Router TL-WR740N e um tel sem fio intelbras per-forma
era só o tel tocar ou alguém ligar e minha WI-FI ja era
fiz o indicado
canal 1 – testado e nada de resolver
canal 2 – testado e nada de resolver
canal 3 – testado e nada de resolver
canal 4 – testado e nada de resolver
canal 5 – testado e nada de resolver
canal 6 – testado e nada de resolver
A partir daki ja parou as chiadeiras no tel
canal 7 – testado e nada de resolver
canal 8 – testado e nada de resolver
canal 9 – testado e nada de resolver
Confesso que neste ponto já estava desistimulado e achando q não resolveria meu problema, e pensando serimante em ligar no suporte da TP-Link, mas então
canal 10 – testado e FINALMENTE deu certo o/, agora o tel não me derruba mais
e eu nem precisei testar o canal 11….rs =P
Vlw pela informação
Parabéns ao Guilherme pelo post.
Obrigado ao Everton por relatar sua odisséia. Me poupou um bom tempo configurar diretamente o canal 10.
Sou muito grato a vocês.
Obrigado pelas informações amigo, ajudou tirá algumas duvidas que tinha sobre este tipo de Assunto.
um Abraço.
Para operar com os canais 12 e 13 é necessário também que a placa de rede wireless trabalhe com estes canais.
Ola muito bom o topico … tbm tinha um problema aqui entre um telefone sem fio da Motorola M6210 2,4 GHz.. e roteador TpLINK WR841N e resolvi trocando o canal . para o canal 10 paro de cair e tbm paro de faze barulho no telefone .e deixei a região em United Staion pq quando colova no brasil ele ao Inves de cair o sinal Wi-fi caiu o speedy .. Ok . Vlww.
essa foi nota 10. antes tinha um tplink-642 e nao tinha problema com telefone tocar e internet cair
troquei o modem por um zte841 series e roteador 841nd
depois da troca telefone toca net cai, fiz varias tentativas em vao
essa sua dica fio 10 , canal 8,4 pais estados unidos acabou o cai,cai
Humm… nunca tinha tentado essa de trocar o país… talvez funcione sim em alguns casos, principalmente quando o telefone sem fio (ou outros aparelhos da casa) tiver vindo de outro país e não for homologado pela ANATEL.
obrigada… funcionou direitinho 😉
bjs
Muito bom o post resolveu meu problema !
Troquei todos os canais, mas mesmo assim continuo com o problema =/
Funcionou perfeitamte em minha rede parabens grand
e professor.
muito boa dica resolveu meu problema ….
Obrigada! Funcionou!!!
Parabéns pelo post ajudou muito . Obrigado
Bom, aqui não funcionou, meu telefone é de 2.4GHz… mudei o roteador até achar um que não causasse a interferência (canal 10), mas no dia seguinte já estava com interferência de novo.
Olha, infelizmente no seu caso o melhor a fazer é ir tentando todas as opções. Vá tentando canal por canal e veja qual fica melhor estabilizado.
Queria agradecer ao Guilherme pelo otimo post e tbm ao Everton, cara vc salvou a minha vida virtual rsrsrs, a minha net não cai mais por causa do meu telefone maldito, valeu mesmo pela ajuda. Abraço e sucesso para todos. Fui
parabéns! sua explicação é muito clara e simples e pude solucionar o problema, que no meu caso, não era o telefone, mas sim a babá eletrônica. valeu!! 😀
Matou a charada de primeira. Obrigado.
perfeito. para mim funcionou. problema resolvido. obrigado!!
ajudou bastante! obrigado.
Cara do céu, ótimo post eu já estava saindo para comprar outro roteador pensando que fosse esse o problema me economizou uma grana. Valeu de mais…
MUITO obrigada, Guilherme! E MUITO obrigada Everton! Já fui direto pro canal 10 e resolveu! Muito obrigada mesmo! Nunca mais vou sofrer com isso! ahaaahuha
Muito bom o post… salvou minha vida haha
grato!
Mudei aqui o canal para o canal 6 e deu certo parou de cair a net.
Valeu Guilherme, suas dicas foram muito utéis, e pelo visto o meu problema era os canais do roteador wireless e do telefone sem fio, ja que eu tinha todos os filtros nas extensões.
Olá, obrigado pelo artigo. Resolveu meu problema! Abraços e bom dia.
No Brasil a faixa de frequencia 2,4 de uso restrito (usada nos roteadores) vai do canal 1 ao 11, há outros países com mais ou com menos canis para essa faixa de frequencia dependendo de sua legislação, no japao por ex. vai até de 1 a 13
Eu configurei no canal 13 uma vez e aconteceu de o modem “se perder” também, mas o android reconheceu e pelo navegador aparelho coloquei no canal 1. Uso Ubuntu e o ubunto também não encontra a conexão. Não sei se isso acrescenta algo, mas… 🙂
cara vc me ajudou muito, obrigado…consegui resolver esse problema que estava me atormentando vlww mesmo
Pô cara, tudo que vi por aew foi tempo perdido. Resolvestes meu problema.. tu é FODA MERMO… Vlw man.
Nunca comentei um post.. Mas tu é foda mermo, n dã pra n comentar. 🙂
Man, você salvou minha vida, deu certo aq em casa brigadão pelo tuto
att.
Olá, eu sei que o post é antigo mais mesmo assim eu estou respondendo o seu problema de não ver a rede wireless no canal (13) não é com o windows xp porque eu estou usando o windows 7 e ele também apresentou o mesmo problema! eu acho que deve ser a placa que não tem o canal… achei esse tópico quando procurava no Google soluções para o meu problema!
mexendo nas configurações do computador eu descobri como fazer a placa ver o canal 13 é só entrar em gerenciador de dispositivos la dentro procure adaptador de internet e depois procure o seu adaptador de rede depois clique com o direito do mouse sobre ele e vá para propriedades clique na orelha avançado depois clique em 11g vai aparecer uma lista é só selecionar 1-13 que vai aparecer todos os roteadores que estiverem nesses canais!
Kara que excelente dica, após vários posts realmente resolvi meu problema. É de pessoas como você que a internet está precisando, simples, claro e objetivo. Parabéns e obrigado !!!
Só complementando. Os canais são os seguintes:
Channel 01 : 2.412 GHz
Channel 02 : 2.417 GHz
Channel 03 : 2.422 GHz
Channel 04 : 2.427 GHz
Channel 05 : 2.432 GHz
Channel 06 : 2.437 GHz
Channel 07 : 2.442 GHz
Channel 08 : 2.447 GHz
Channel 09 : 2.452 GHz
Channel 10 : 2.457 GHz
Channel 11 : 2.462 GHz
Então é só olhar no manual do telefone em qual frequencia da o conflito de canal com o telefone e trocar …
Opa, valeu Heitor! Excelente dica!
Cara , muito obrigada , ficou 100% mais rapida minha internet ‘ e ainda resolveu o problema do sinal .
Nossa obrigada mesmo !Consegui na frequência 11
cara muito bom seu topico, fica puto da vida quando tocava o tel aki em casa… meu roteador é um d-link 524, esta no canal 6, testei o 8 e funcionou normal. mas este roteador tem um grande problema voce deve configurar a segurança em WEP senao a velocidade fica muito lenta e instavel se for em Wap, se alguem tiver com esse problema como eu tive, tente passar a segurança para WEP.
Guilherme vc é Gênio resolvi meu problema
coloquei na frequência 6 deu certo.
Grata!!!!
Caro Guilerme,
Estou com esse problema do telefone sem fio interferindo no meu wifi. Uso um fone Pasasonic 2.4Ghz e um wifi d`link DI524. Já alterei a linha pra A e B do fone e testei todos os canais do wifi, mas não funcionou, sempre cai a conexão. Vc saberia informar se há outra saída, sem a necessidade de troca do equipamento ???
Olá Marcelo, você chegou a reiniciar o roteador wi-fi em todas as vezes que trocou o canal? Alguns modems só trocam o canal de fato quando são reiniciados. Se você reiniciou o roteador wi-fi corretamente em todas as trocas de canais e mesmo assim não funcionou, sinto lhe informar mas a única solução seria mesmo a troca do equipamento ou talvez um paliativo seria colocar o telefone sem fio o mais longe possível do roteador wi-fi, mas não sei se irá resolver de fato o seu problema.
Muito obrigado! Dica excelente, funcionou perfeitamente. Configurei meu DLink 524 no canal 7 e deu tudo certo. Valeu,
Eu consegui resolver o problema de cair a net quando atendiam o telefone. Eu troquei o canal para o canal 10, eu só não consegui mudar o país, esta como região Europa. Mas já solucionou o meu problema!
Caro Guilherme,
Muito bom seu tópico. Algo semelhante acontecia comigo com o virtua da net. Configurei meu roteador TPLINK no mesmo canal (6) e tudo agora está funcionando corretamente.
Poxa meu brother, funcionou mesmo, coloquei o canal 9 e pegou bacana! meu Router e TENDA w311 r+
Vlw pela ajuda, liguei para oi e não souberam me dar resposta, vc matou a charada. Obrigado!
parabéns pelas explicações, vou fazer aqui em casa, pois não aguento mais ver cair a conexão toda vez que o telefone toca.
Perfeito… fiz o teste e funcionou até então. Escolhi o canal 7 e sem problemas. Valeu pela dica, abraços!
Muito bom ,meu wireless estava configurado para automático passei pro canal 5 ficou ótimo. Obrgada
Funcionou no canal 10. Muito obrigado ao Guilherme por ajudar a todos que tinham esse problema irritante.
cara, aqui em casa testei direto nos canais 10 e 11, a principio não funcionou, mas ai eu fui trocando o canal do telefone sem fio tb e mudei a posição da antena do roteador para o outro lado, ai parou a chiadeira no telefone e parou de cair a net tb. “obs.: (uso um Tel Performa da Intelbras + TP-LINK WR740N)”.
Muito esclarecedor o seu post.
Grato pela sua contribuição para todos.
Muito obrigado Amigo!!! Resolvido.
aqui a partir do 6 funcionou direitinho…
mas se você aumentar a taxa de canal, diminui o alcance do wi-fi (principalmente em 40MHZ de largura de banda)
Caio, onde encontro mais informações sobre a relação do canal com a largura de banda? Procurei informações sobre isso e não encontrei… e realmente é uma informação importante que eu não sabia 🙂 Obrigado pelo complemento!
Muito bom cara me ajudou muito
Muito bom mesmo este artigo, quero compartilhar uma dica que descobri em alguns blogs, o WR941ND ele só suporte conexão N totalmente em canal auto somente quando todas os dispositivos são da tecnologia N fora isso ele fica com intermitência de sinal e quedas de conexão, entrei em contato com a TPLINK e nao souberam me explicar o porque, embora tambem nao entende o porque de nao funcionar a solução que eu encontrei no local onde foi colocado o router foi deixar somente em 802.11g e no canal 10.
Opa, muito obrigado pela dica, Hugo!! É sempre bom receber dicas pois quando menos esperamos é que a dica faz falta! 😀
Muito bom o seu post, pois me ajudou muito. Eu trocar de operadora de internet devido a esse problema.
Valeu mesmo pela Dica ! Obrigadooooo!!!
Vou seguir esta orientação, mas, desde já verifiquei a sinceridade na intenção de ajudar a quem procura na internet sanar dúvidas de informatica em geral. Valeu!!! Obrigado.
Pessoal… essa coisa de não funcionar no canal 13 … não é s´porque é Windows XP… até hoje esta saindo celulares e tablet que não reconhece esses canais… ex: nokia Asha . Tab Samsung .. alguns não encontra o sinal.
Brother, sofrendo a dois anos com isso, até trocarem o modem a oi trocou e nunca souberam resolver isso! Parabéns pela dica! Me salvou aki!!!
Sabia que era mais ou menos isso mesmo… Mas eu tava alterando a frequência e ai não funcionava, valew pela ajuda, troquei só o canal e funcionou suave.. Coloquei canal 8, meu Modem/Roteador é Humax (Da NET) e o Fone é um Siemens..
obrigado deu certo aqui abraço
durante dois anos so caia meu router linksys 120 coloquei na banda g somente, e parou d cair, agora so cai quando o modem cai mas na hora qe volta ja volta no router linksys 120
gostei muito ta sua explicação. obrigado.