Calma, o Téchne Lógos não virou mais um blog de ambientalistas e/ou eco-chatos, apenas vou dar aqui algumas dicas de como evitar o desperdício de dinheiro eliminando pequenos hábitos que muitas das vezes nem percebemos que temos.
Imprima só o necessário
Muitas pessoas tem o péssimo hábito de saírem imprimindo tudo que recebem por e-mail ou simplesmente aquele monte de mensagens desmotivadoras que encontram na Internet só “para mostrar pros amigos”, como se estivéssemos vivendo em 1990 onde ter e-mail ou comunicador instantâneo era um luxo de poucos. Se você achou um e-mail legal, dê um forward (mas lembre-se de colaborar para uma Internet melhor), se achou uma página interessante, copie o endereço e passe para o amigo através de e-mail, Twitter, MSN ou qualquer outro meio DIGITAL.
Papel em branco não é rascunho
Sabe aquela porcaria que você imprimiu sem necessidade? Então… pegue a folha e utilize-a como rascunho. Evite puxar uma folha em branco da bandeja da impressora toda vez que precisar de um papel para rascunho. As árvores somos nozes agradecem.
Monitor não é mural
Logo, não precisa ficar ligado o tempo inteiro, principalmente quando você não estiver utilizando ele. O que acontece com bastante frequência tanto em residências quanto em empresas é o sujeito sair para ir ao banheiro ou almoçar e deixar o monitor ligado, consumindo energia desnecessariamente. Se você realmente não tem cabeça ou morre de preguiça de ficar apertando o botãozinho do monitor sempre que sair de perto dele, existe uma função nas propriedades de vídeo do seu sistema operacional que desliga o monitor automaticamente após um certo tempo sem uso. 10 minutos é um bom tempo para essa configuração.
Desligue as caixas de som
Conheço várias pessoas que deixam as caixinhas de som do computador ligadas 24×7 até mesmo quando desligam o computador. Se você observar direitinho notará um botão escrito “power” ou “liga/desliga” na sua caixa de som. Apertar esse botão não faz o dedo cair.
Desligue a impressora
Nada mais sábio do que aquele dito popular: “Se não está utilizando, desligue”. Há casos em que a impressora fica ligada o dia inteiro e nada sai por ela. Fica ali simplesmente consumindo energia sem trabalhar.
E você, tem mais alguma dica? Comente!
Ótimas dicas Guilherme!
Ultimamente ando me policiando em questão do desperdício, não só por causa do meio ambiente (mas claro que este também é um fator), mas também pelo fator dinheiro saindo rápido de mais do bolso.
Desligar a impressora é sempre um problema, normalmente nem realizo impressões diariamentes, mas estou sempre pensando que posso precisar, por isso é mais prático deixar ela ligada.
Quando não estiver usando o cérebro…desligue
Quando não tiver nada a acrescentar, fique quieto.