Free Fire é um jogo de sobrevivência, onde você cai com mais 50 pessoas em uma ilha e quem ficar vivo por último vence a partida. Isso no modo solo, pois existem os modos dupla e squad, para 2 ou até 4 jogadores.
Sem sombra de dúvidas esse jogo acabou conquistando boa parte do público pois ele roda praticamente em qualquer celular, até os mais simples (mas nem tanto).
O grande problema é que jogar esse tipo de jogo na tela minúscula do celular pode ser um problema para grande parte das pessoas. Eu, por exemplo, mal consigo enxergar os inimigos no campo de batalha, me fazendo morrer antes mesmo de saber de onde os tiros estão vindo.
Se você não tem um tablet, parte dos seus problemas estão resolvidos, pois existem alguns emuladores para Android que rodam no seu computador e te proporcionarão uma forma satisfatória de jogo. Digo satisfatória pois, mesmo com teclado e mouse, não se tem a mesma agilidade que se teria na tela de um tablet, onde as ações, muitas vezes, são bem mais rápidas para serem executadas.
Bluestacks
O Bluestacks é, certamente, o mais conhecido emulador para Android em PCs. Com ele é possível rodar praticamente qualquer aplicativo para Android no PC de maneira bastante rápida e sem travamentos.
Jogar Free Fire pelo Bluestacks foi uma experiência um tanto quanto complicada para mim, no início. Depois de um tempo me acostumei ao ritmo do jogo e até consegui algumas vitórias. Obviamente, estou muito, muito longe de ser um bom jogador.
Para instalar o Bluestacks basta acessar o site oficial e fazer o download.
NoxPlayer
O NoxPlayer eu conheci há pouquíssimo tempo. Assim como o Bluestacks, o NoxPlayer é um emulador para rodar jogos e aplicativos Android no seu computador.
Para instalar o NoxPlayer basta acessar também o site oficial e fazer o download.
Comparativo entre os dois emuladores
A jogabilidade tanto no NoxPlayer quanto no Bluestacks foi bem satisfatória, porém, eu consegui um melhor desempenho no jogo através do Bluestacks. No NoxPlayer eu senti um certo lag na hora que começavam a atirar em mim dentro do Free Fire. Muitas vezes eu começava a atirar e não saia sequer o barulho dos tiros no NoxPlayer. Isso não ocorreu em hora alguma no Bluestacks.
Ambos os emuladores possuem um modo para jogos e que, através de um atalho no teclado, habilitam esse modo para que você se mova com as setas do teclado e controle a câmera através da movimentação do mouse. Isso foi muito, muito útil.
Outro ponto positivo nos dois emuladores é que os dois reconhecem o Free Fire nativamente e já deixa vários atalhos e posicionamentos configurados na sua tela, ou seja, você não precisa mapear a tela inteira, basta utilizar os atalhos que já vem configurados no emulador ou apenas trocar para os atalhos que mais lhe convir.
Já a configuração dos atalhos de teclado no NoxPlayer eu achei mais fáceis de fazer que no Bluestacks.
Uma coisa que achei bem interessante no NoxPlayer é que os atalhos que você configurou no teclado continuam aparecendo na tela durante o jogo, então não é preciso memorizar todos os comandos e teclas de atalho que você programou. Basta olhar para a tela que está tudo ali em cima de cada ação.
Em questões de processamento o NoxPlayer pareceu ter se saído melhor, deixando a impressão de maior fluidez durante o jogo. Porém, foi apenas uma impressão. Como eu disse antes, em diversos momentos do jogo eu morria sem ao menos saber de onde vinham os tiros, tendo uma vez que eu estava correndo e, “do nada”, morri. Depois de caído que apareceram os barulhos de tiro e as manchinhas vermelhas na tela. Antes que me trucidem, não, não era problema com a minha internet, Em todos os testes o meu ping estava sempre abaixo de 50ms.
Já com o Bluestacks foi diferente. Ele pareceu mais pesado no início, mas dentro do jogo o desempenho dele ficou muito melhor. Embora pareça um pouco travado em alguns momentos, o emulador não deixou a desejar, não deu lag na tela e tudo fluiu naturalmente. Nem parecia um emulador.
Há jogadores que relatam que um ou outro emulador de Android se saia melhor em suas máquinas. Então, vale fazer o teste aí na sua máquina e ver o que melhor se adapta ao seu hardware, com melhor jogabilidade.
Se quiser fazer o download do Free Fire no diretamente no celular, o link está aqui embaixo.