Depois que vi esse post do Meiobit resolvi testar alguns aplicativos para blogar no desktop. O primeiro a ser testado foi o BlogDesk, um aplicativo bastante leve, simples de usar e que é uma ótima ferramenta para blogar no desktop.
Semana passada resolvi testar o Windows Live Writer, outro software para blogar no desktop.
Minhas impressões à respeito do Windows Live Writer foram ótimas. Considerei esse segundo como bem melhor que o BlogDesk por alguns motivos bastante peculiares.
No Windows Live Writer você tem a opção de blogar como se estivesse escrevendo diretamente no seu blog, ou seja, você já vai vendo a sua postagem como se estivesse publicada no blog, se misturando ao layout da página. Além de você literalmente poder visualizar a postagem dentro do layout completo do blog antes de publica-la na Internet. Esse recurso é especialmente importante para aqueles que ainda não estão muito acostumados com o ajuste de imagens para o blog. No BlogDesk você não tem essa opção de visualizar a postagem antes de publica-la (pelomenos eu não consegui achar essa opção).
No BlogDesk eu também não achei a opção para inserir uma nova categoria de postagem diretamente no programa. Isso é especialmente útil para blogs iniciantes.
Outro recurso bem interessante do Windows Live Writer é a possibilidade de blogar diretamente no Blogger, coisa que é impossível no BlogDesk. Se você tem um blog no Blogger (Blogspot), você poderá editar suas postagens diretamente do desktop sem problemas.
A manipulação de imagens nos dois editores offline é muito boa, porém, achei mais interessante a manipulação de imagens no BlogDesk. O Windows Live Writer até possui algumas opções à mais, mas realmente o BlogDesk me convenceu mais. Em ambos os casos, o upload de imagens para o blog é por conta do próprio software.
Quanto à correção gramatical, nenhum dos dois softwares vem com dicionários da língua portuguesa, porém no Windows Live Writer é possível fazer uma gambiarra para utilizar a correção gramatical em Português do Brasil. Já no BlogDesk, nem com gambiarras é possível instalar a correção gramatical para Português do Brasil.
Diante de todos os recursos e, principalmente por conta da correção gramatical mesmo que através de gambiarras, a minha escolha para blogar no desktop é o Windows Live Writer. Embora o BlogDesk não deixe de ser uma opção bastante interessante e funcional.
Fiquem à vontade para fazer suas escolhas e, caso alguém tenha algo a acrescentar à respeito desses e/ou de outros programas, sintam-se à vontade para fazê-lo através dos comentários.
Downloads aqui:
Será que existe algo assim pra quem usa Linux? Ser tiver, será ótimo, pois tem uma grande utilidade!
Olá Rick,
Segundo um artigo que encontrei no Meiobit, existem sim alguns programas no pinguim para blogar no desktop. Segue abaixo o endereço do post:
http://www.meiobit.com/programas-para-blogar-no-linux